Câmbio automático
Já entre os sedãs compactos, primeiro degrau para quem deseja mais espaço para famílias emergentes, 45,5% dos modelos vendidos tinham essa transmissão no período. No caso do Etios, por exemplo, esse número sobe para 68,5%.
Para os hatches, a situação muda. Entre os compactos, onde o preço é determinante, o câmbio manual segue preferência: apenas 22,4% são automáticos.
Nos hatches médios, mais caros, a proporção se inverte: salta para 72,9%. Por terem um perfil de público parecido com o dos sedãs médios, os SUVs compactos também têm a maioria equipada com transmissão automática: 85,3%.
Além do gosto individual, o tipo de câmbio influencia diretamente na revenda dos modelos. Sedãs médios manuais costumam ficar encalhados nos pátios de seminovos – o que não afeta tão fortemente os hatches médios.
Consultados, lojistas apontaram para a dificuldade de revenda e a maior desvalorização dos modelos. “Chegamos a rejeitar sedãs manuais pela baixíssima procura”, apontou o vendedor de uma multimarcas da cidade de São Paulo.
“SUVs também sofrem com isso. Fiquei alguns meses com um Honda HR-V manual exposto e nada”, completou.
Sedãs médios
automático | manual | |
Citröen C4 Lounge | 98,2% | 1,8% |
Volkwagen Jetta | 96,9% | 3,1% |
Honda Civic | 96,1% | 3,9% |
Hatches médios
automático | manual | |
Volkswagen Golf | 78,8% | 21,7% |
Ford Focus | 63,7% | 36,3% |
Hatches compactos
automático | manual | |
Chevrolet Onix | 15,7% | 84,3% |
Toyota Etios | 41,5% | 58,5% |
Hyundai HB20 | 21,5% | 78,5% |
Nissan March | 27% | 73% |
Peugeot 208 | 38,1% | 61,9% |
Citröen C3 | 40,9% | 59,1% |
Sedãs compactos
automático | manual | |
Chevrolet Prisma | 31% | 69% |
Toyota Etios Sedan | 68,5% | 31,5% |
Hyundai HB20 S | 49,1% | 50,9% |
Nissan Versa |