Polo nacional terá 1.0 TSI
Renovação mais abrangente da história da Volkswagen
Linha do Polo começa a ser definida
Com esse motor, a linha do Polo começa a ser definida. Terá o 1.0 MSI aspirado como a opção de entrada, preparado para gerar 90 cv, contra os 82 cv disponíveis para os outros carros da Volkswagen. Pela potência do 1.0 TSI, cria um espaço para que o 1.6 MSI seja utilizado na versão intermediária, pois gera 120 cv.
Plataforma alterada para o mercado nacional
A plataforma foi alterada para atender ao mercado nacional. A suspensão foi elevada em 20 mm em relação à Europa, com eixo de torção na traseira – uma modificação semelhante à feita no Golf, que perdeu o multilink. Segundo a VW, ela garante mais conforto por causa do solo brasileiro, que é mais acidentado. Para que o estepe caiba na traseira, o Polo teve de perder espaço no porta-malas, que será de aproximadamente 300 litros.
Direção elétrica com assistência variável
Todos os carros montados sobre essa base terão direção elétrica com assistência variável. Ela utiliza alguns sistemas mais avançados, como controle de tração integrado aos freios ABS (assim como no up! renovado) e limpeza automática dos freios quando o limpador do parabrisa está ligado (as pastilhas encostam no disco).
Alguns itens variam pela motorização. Quando equipado com o TSI, o Polo receberá controle eletrônico de estabilidade (ESP) de série, assim como freio a disco nas 4 rodas. Estes itens serão opcionais para os carros com motor aspirado, que mantêm os tambores na traseira de série. O sensor de pressão dos pneus também será adquirido à parte.
Com informações de Daniel Messeder
Fotos: Daniel Messeder