Polo nacional terá 1.0 TSI com 128 cv e câmbio automático

357

Polo nacional terá 1.0 TSI

Previsto para chegar às concessionárias até novembro, o novo Volkswagen Polo nacional começou a ser apresentado pela fabricante. E uma de suas maiores novidades será o motor 1.0 TSI de 128 cv com câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. Recebemos a novidade em um workshop promovido pela marca para mostrar todas as novidades da plataforma MQB-A0, variação da plataforma modular já era utilizada no Golf que dará origem a mais três modelos além do Polo: o sedã compacto Virtus, uma picape acima da Saveiro, conhecida como projeto Bala de Prata, e um SUV compacto, provavelmente o T-Cross.

Renovação mais abrangente da história da Volkswagen

“Será a renovação mais abrangente da história da Volkswagen”David Powels - CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM),
E tudo começa com a MQB-A0. Ela terá foco na linha de motores com a tecnologia TSI, com turbocompressor. O 1.0 TSI, já utilizado no up! e no Golf, também estará no Polo, como já adiantamos. Segundo nossa apuração, será capaz de gerar 128 cv e 20,4 kgfm de torque, 3 cv a mais do que o Golf 1.0 TSI. Mas a maior novidade é a possibilidade de trabalhar com a transmissão automática Tiptronic, tipo de caixa que ainda não era utilizada nessa motorização em nenhum lugar do mundo.
Novo VW Polo plataforma

Linha do Polo começa a ser definida

Com esse motor, a linha do Polo começa a ser definida. Terá o 1.0 MSI aspirado como a opção de entrada, preparado para gerar 90 cv, contra os 82 cv disponíveis para os outros carros da Volkswagen. Pela potência do 1.0 TSI, cria um espaço para que o 1.6 MSI seja utilizado na versão intermediária, pois gera 120 cv.

Novo VW Polo plataforma

Plataforma alterada para o mercado nacional

A plataforma foi alterada para atender ao mercado nacional. A suspensão foi elevada em 20 mm em relação à Europa, com eixo de torção na traseira – uma modificação semelhante à feita no Golf, que perdeu o multilink. Segundo a VW, ela garante mais conforto por causa do solo brasileiro, que é mais acidentado. Para que o estepe caiba na traseira, o Polo teve de perder espaço no porta-malas, que será de aproximadamente 300 litros.

Novo Volkswagen Polo 2018

Direção elétrica com assistência variável

Todos os carros montados sobre essa base terão direção elétrica com assistência variável. Ela utiliza alguns sistemas mais avançados, como controle de tração integrado aos freios ABS (assim como no up! renovado) e limpeza automática dos freios quando o limpador do parabrisa está ligado (as pastilhas encostam no disco).

Novo VW Polo plataforma

Alguns itens variam pela motorização. Quando equipado com o TSI, o Polo receberá controle eletrônico de estabilidade (ESP) de série, assim como freio a disco nas 4 rodas. Estes itens serão opcionais para os carros com motor aspirado, que mantêm os tambores na traseira de série. O sensor de pressão dos pneus também será adquirido à parte.

Com informações de Daniel Messeder

Fotos: Daniel Messeder