A Volkswagen anunciou nesta semana a ampliação do uso de uma novidade mecânica que rende significativas melhorias nos índices de consumo de motores movidos a gasolina. Depois de colocar o motor 2.0 EA888 com “Ciclo B” de combustão no Audi A4, a marca o instalará também no SUV Tiguan e em versões de Passat e Beetle muito em breve. O Ciclo B, uma homenagem ao engenheiro Ralf Budack, que o criou, funciona como uma versão otimizada do conhecido ciclo Miller. Com isso, o 2.0 TSI terá duas versões: uma para alto desempenho, como a usada no Golf GTI, e a versão econômica, com o Ciclo B.
As válvulas de admissão do motor são fechadas muito mais cedo
Como resultado, a Volks garante economia de 8% no consumo de combustível e aumento de 20% na entrega de torque máximo – a potência, porém, é ligeiramente afetada. No caso específico do 2.0 do Tiguan, a marca promete desempenho de 1.8 com economia de 1.4. Vale lembrar que o motor 1.5 TSI, que substituiu o 1.4 do Golf na Europa, já usa o Ciclo B para economizar combustível.