Crescimento em relação a abril
O mês de maio, de crescimento em relação a abril, trouxe boas novidades no ranking dos mais vendidos: um novo vice-líder entre os automóveis, o retorno de um compacto ao top 10, um veterano SUV à frente de novatos. Confira todos os detalhes.
AUTOMÓVEIS
Num mês em que o fraco resultado no Latin NCAP ofuscou sua imagem, o Chevrolet Onix não teve impacto negativo na área comercial: com 15.007 emplacamentos, o hatch assegurou quase seis mil unidades de vantagem sobre o rival mais próximo.
E o rival mais próximo, ao contrário dos meses anteriores, não foi o Hyundai HB20 (8.981). Com 9.326 unidades, 40% a mais do que em abril, o Ford Ka subiu para o segundo lugar. O HB20, aliás, por pouco também não perdeu a terceira posição para o Renault Sandero (8.699), quarto colocado pelo terceiro mês seguido.
O VW Gol (8.220), que durante boa parte do mês foi o segundo, caiu para a quinta posição. Vendendo quase 50% a mais nas últimas semanas, o Chevrolet Prisma (6.811) reassumiu a liderança entre os sedãs, à frente do Toyota Corolla (5.553).
Uma das grandes surpresas do mês ficou por conta de um veterano: com 5.482 emplacamentos, o Fiat Uno saltou da 15ª para a 8ª posição e voltou a figurar no top 10 como o modelo mais vendido da marca italiana, logo à frente do Mobi (5.294).
Preferido entre os SUVs/crossovers pelo segundo mês seguido, o Jeep Compass, 10º, venceu o Honda HR-V por apenas 42 unidades (4.450 x 4.408). Às vésperas da apresentação da linha 2018 reestilizada, o Ecosport fez bonito: com 3.096 unidades, o Ford deixou para trás o Jeep Renegade (2.869) e voltou ao top 20 em 17º.
Em seu segundo mês cheio, o Honda WR-V foi superado pelo Fit (2.068 x 1.807). O destaque negativo, novamente, foi o Palio (1.285): em 37º, ele ficou atrás de modelos como Renault Captur (1.404) e Chevrolet Tracker (1.352), este último dobrando os números do mês anterior.
Modelos
POS. | MODELO | MAI 17 | % TOTAL | ABR 17 | % TOTAL | % VAR. MAI/ABR | POS. ABR |
1º | CHEVROLET ONIX | 15.007 | 9,19% | 12.689 | 9,65% | 18,27% | 1º |
2º | FORD KA | 9.326 | 5,71% | 6.650 | 5,06% | 40,24% | 3º |
3º | HYUNDAI HB20 | 8.981 | 5,50% | 7.934 | 6,03% | 13,20% | 2º |
4º | RENAULT SANDERO | 8.699 | 5,33% | 6.110 | 4,65% | 42,37% | 4º |
5º | VW GOL | 8.220 | 5,03% | 5.515 | 4,19% | 49,05% | 5º |
6º | CHEVROLET PRISMA | 6.811 | 4,17% | 4.619 | 3,51% | 47,46% | 7º |
7º | TOYOTA COROLLA | 5.553 | 3,40% | 4.969 | 3,78% | 11,75% | 6º |
8º | FIAT UNO | 5.482 | 3,36% | 2.782 | 2,12% | 97,05% | 15º |
9º | FIAT MOBI | 5.294 | 3,24% | 3.642 | 2,77% | 45,36% | 9º |
10º | JEEP COMPASS | 4.450 | 2,73% | 3.940 | 3,00% | 12,94% | 8º |
11º | HONDA HR-V | 4.408 | 2,70% | 3.576 | 2,72% | 23,27% | 10º |
12º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.997 | 2,45% | 3.271 | 2,49% | 22,20% | 11º |
13º | HYUNDAI CRETA | 3.751 | 2,30% | 3.056 | 2,32% | 22,74% | 12º |
14º | VW UP | 3.532 | 2,16% | 2.673 | 2,03% | 32,14% | 17º |
15º | VW FOX/CROSS FOX | 3.501 | 2,14% | 2.920 | 2,22% | 19,90% | 14º |
16º | VW VOYAGE | 3.117 | 1,91% | 2.934 | 2,23% | 6,24% | 13º |
17º | FORD ECOSPORT | 3.096 | 1,90% | 2.206 | 1,68% | 40,34% | 21º |
18º | JEEP RENEGADE | 2.869 | 1,76% | 2.745 | 2,09% | 4,52% | 16º |
19º | HYUNDAI HB20S | 2.786 | 1,71% | 2.168 | 1,65% | 28,51% | 22º |
20º | HONDA CIVIC | 2.608 | 1,60% | 2.394 | 1,82% | 8,94% | 19º |
21º | FORD KA+ | 2.521 | 1,54% | 2.305 | 1,75% | 9,37% | 20º |
22º | FIAT SIENA | 2.512 | 1,54% | 1.996 | 1,52% | 25,85% | 23º |
23º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2.509 | 1,54% | 2.580 | 1,96% | -2,75% | 18º |
24º | CHEVROLET COBALT | 2.310 | 1,41% | 1.758 | 1,34% | 31,40% | 29º |
25º | HONDA FIT | 2.068 | 1,27% | 1.846 | 1,40% | 12,03% | 26º |
26º | RENAULT LOGAN | 2.054 | 1,26% | 1.779 | 1,35% | 15,46% | 27º |
27º | CHEVROLET SPIN | 1.961 | 1,20% | 1.518 | 1,15% | 29,18% | 32º |
28º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.811 | 1,11% | 1.721 | 1,31% | 5,23% | 30º |
29º | HONDA WR-V | 1.807 | 1,11% | 1.853 | 1,41% | -2,48% | 25º |
30º | NISSAN VERSA | 1.699 | 1,04% | 1.178 | 0,90% | 44,23% | 33º |
31º | NISSAN KICKS | 1.621 | 0,99% | 1.578 | 1,20% | 2,72% | 31º |
32º | RENAULT DUSTER | 1.574 | 0,96% | 1.900 | 1,44% | -17,16% | 24º |
33º | HONDA CITY | 1.564 | 0,96% | 1.073 | 0,82% | 45,76% | 35º |
34º | RENAULT CAPTUR | 1.404 | 0,86% | 793 | 0,60% | 77,05% | 40º |
35º | CHEVROLET TRACKER | 1.352 | 0,83% | 675 | 0,51% | 100,30% | 43º |
36º | FORD FIESTA | 1.301 | 0,80% | 1.174 | 0,89% | 10,82% | 34º |
37º | FIAT PALIO | 1.285 | 0,79% | 1.759 | 1,34% | -26,95% | 28º |
38º | NISSAN MARCH | 1.208 | 0,74% | 1.032 | 0,78% | 17,05% | 36º |
39º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.155 | 0,71% | 978 | 0,74% | 18,10% | 37º |
40º | CITROËN AIRCROSS | 940 | 0,58% | 579 | 0,44% | 62,35% | 44º |
41º | PEUGEOT 2008 | 934 | 0,57% | 805 | 0,61% | 16,02% | 39º |
42º | HYUNDAI IX35 | 886 | 0,54% | 704 | 0,54% | 25,85% | 42º |
43º | CITROËN C3 | 784 | 0,48% | 737 | 0,56% | 6,38% | 41º |
44º | PEUGEOT 208 | 743 | 0,46% | 811 | 0,62% | -8,38% | 38º |
45º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 689 | 0,42% | 535 | 0,41% | 28,79% | 45º |
46º | VW JETTA | 527 | 0,32% | 504 | 0,38% | 4,56% | 46º |
47º | FIAT WEEKEND | 515 | 0,32% | 259 | 0,20% | 98,84% | – |
48º | MITSUBISHI OUTLANDER | 467 | 0,29% | 319 | 0,24% | 46,39% | – |
49º | FORD FOCUS FASTBACK | 423 | 0,26% | 489 | 0,37% | -13,50% | 47º |
50º | FORD FUSION | 420 | 0,26% | 345 | 0,26% | 21,74% | – |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL AUTOS | 163.294 | 100,00% | 131.507 | 100,00% | 24,17% |
COMERCIAIS LEVES
Mantendo o revezamento interno da Fiat pela ponta entre os comerciais leves, em maio a “dona da bola” foi a Strada, com vantagem de aproximadamente 200 unidades sobre a Toro (4.612 x 4.401). A VW Saveiro, com 3.997 unidades, foi a terceira.
Com 3.151 unidades, a Toyota Hilux se manteve à frente da Chevrolet S10 (2.721) – a vantagem se manteve na casa das 400 unidades. Repetindo a sexta posição de abril, a Ford Ranger foi a preferida por 1.268 consumidores, contra 1.005 unidades da Mitsubishi L200 – entre as duas, o Fiat Fiorino emplacou 1.042 unidades.
Mês fraco para a Duster Oroch: com 951 unidades, a picape da Renault foi quem menos cresceu no top 10 e por apenas três unidades não perdeu a nona posição para a VW Amarok (948), em alta de quase 40%.
Modelos
POS. | MODELO | MAI 17 | % TOTAL | ABR 17 | % TOTAL | % VAR. MAI/ABR | POS. ABR |
1º | FIAT STRADA | 4.612 | 17,19% | 3.122 | 14,97% | 47,73% | 2º |
2º | FIAT TORO | 4.401 | 16,40% | 3.470 | 16,64% | 26,83% | 1º |
3º | VW SAVEIRO | 3.997 | 14,89% | 2.895 | 13,88% | 38,07% | 3º |
4º | TOYOTA HILUX | 3.151 | 11,74% | 2.515 | 12,06% | 25,29% | 4º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.721 | 10,14% | 2.189 | 10,49% | 24,30% | 5º |
6º | FORD RANGER | 1.268 | 4,72% | 1.053 | 5,05% | 20,42% | 6º |
7º | FIAT FIORINO | 1.042 | 3,88% | 776 | 3,72% | 34,28% | 8º |
8º | MITSUBISHI L200 | 1.005 | 3,74% | 775 | 3,72% | 29,68% | 9º |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 951 | 3,54% | 872 | 4,18% | 9,06% | 7º |
10º | VW AMAROK | 948 | 3,53% | 679 | 3,26% | 39,62% | 10º |
11º | CHEVROLET MONTANA | 659 | 2,46% | 631 | 3,03% | 4,44% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 566 | 2,11% | 352 | 1,69% | 60,80% | 13º |
13º | NISSAN FRONTIER | 272 | 1,01% | 219 | 1,05% | 24,20% | 14º |
14º | HYUNDAI HR | 271 | 1,01% | 451 | 2,16% | -39,91% | 12º |
15º | FIAT DUCATO | 166 | 0,62% | 121 | 0,58% | 37,19% | 16º |
16º | IVECO DAILY 3514 | 150 | 0,56% | 141 | 0,68% | 6,38% | 15º |
17º | KIA K2500 | 90 | 0,34% | 85 | 0,41% | 5,88% | 17º |
18º | FIAT DOBLÒ | 84 | 0,31% | 84 | 0,40% | 0,00% | 18º |
19º | PEUGEOT PARTNER | 83 | 0,31% | 68 | 0,33% | 22,06% | 19º |
20º | MERCEDES-BENZ VITO | 57 | 0,21% | 32 | 0,15% | 78,13% | 25º |
21º | RENAULT KANGOO | 47 | 0,18% | 48 | 0,23% | -2,08% | 22º |
22º | RAM 2500 | 41 | 0,15% | 41 | 0,20% | 0,00% | 24º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 38 | 0,14% | 51 | 0,24% | -25,49% | 21º |
24º | CITROËN JUMPER | 38 | 0,14% | 45 | 0,22% | -15,56% | 23º |
25º | LIFAN FOISON | 38 | 0,14% | 21 | 0,10% | 80,95% | 26º |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 22 | 0,08% | 52 | 0,25% | -57,69% | 20º |
27º | HAFEI RUIYI | 14 | 0,05% | 1 | 0,00% | 1300,00% | 43º |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 12 | 0,04% | 13 | 0,06% | -7,69% | 27º |
29º | EFFA K01 | 11 | 0,04% | 11 | 0,05% | 0,00% | 28º |
30º | PEUGEOT BOXER | 9 | 0,03% | 10 | 0,05% | -10,00% | 29º |
31º | TOYOTA BANDEIRANTE | 7 | 0,03% | 2 | 0,01% | 250,00% | 39º |
32º | FIAT TECFORM | 6 | 0,02% | 0 | 0,00% | – | – |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 5 | 0,02% | 1 | 0,00% | 400,00% | 45º |
34º | JAC T8 | 4 | 0,01% | 2 | 0,01% | 100,00% | 37º |
35º | HAFEI TOWNER | 4 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
36º | EFFA K02 | 4 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
37º | FOTON AUMARK 3.5 – 14DT | 4 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
38º | EFFA V21 | 3 | 0,01% | 4 | 0,02% | -25,00% | 33º |
39º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 3 | 0,01% | 4 | 0,02% | -25,00% | 34º |
40º | RELY PICK-UP | 3 | 0,01% | 2 | 0,01% | 50,00% | 38º |
41º | ENGESA EE34 | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
42º | VICR SAVEIRO | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
43º | FOTON AUMARK 3.5 – 12DT | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
44º | IVECO DAILY | 2 | 0,01% | 5 | 0,02% | -60,00% | 32º |
45º | EFFA V22 | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 36º |
46º | HAFEI START PICK-UP | 2 | 0,01% | 1 | 0,00% | 100,00% | 44º |
47º | FORD F150 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
48º | HAFEI ZHONGYI VAN | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
49º | DODGE M37 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
50º | FORD F250 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL COMERCIAIS | 26.837 | 100,00% | 20.859 | 100,00% | 28,66% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com