Biodiesel B10 ainda não tem decisão do CNPE

210

biodiesel b10Embora a antecipação do biodiesel B10 tenha sido debatida na reunião de hoje do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a decisão foi por uma “sinalização” em favor da medida e não por sua aprovação. Embora não tenha nenhum efeito prático imediato, ela aponta para uma disposição favorável pela antecipação do aumento de mistura.

Em nota publicada por sua assessoria de imprensa, o Ministério de Minas e Energia informa que “está finalizando tratativas junto aos produtores de biodiesel, distribuidoras e fabricantes de veículos automotores e levará o assunto em breve a apreciação do CNPE”.

 

Biodiesel B10 pode sair antes do B9

Se a propostas for mesmo aceita, a mistura chegará um ano antes do que previa a Lei 13.263/2016. Isso representaria um salto de dois pontos percentuais – o mercado iria diretamente do B8 para o biodiesel B10 daqui a cerca de nove meses. A decisão deixaria de fora o passo intermediário previsto anteriormente, o B9.

Isso atende a uma exigência dos distribuidores de combustíveis que querem mais tempo para adaptarem as estruturas de suas bases e confirmaria uma tendência que havia sido antecipada pela BiodieselBR na semana passada.

Os fabricantes, no entanto, devem continuar pressionando para que o B9 chegue ainda este ano. Nessa última sexta-feira (02), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) teve uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, no qual defendeu essa proposta.