Japão investe forte em estações de hidrogênio para veículos

513

estações de hidrogênioToyota Motor Corp. anunciou que 11 empresas no Japão concordaram em colaborar na construção “em grande escala” de estações de hidrogênio para veículos com célula de combustível (FCVs) em todo o país.

As 11 companhias incluem a Toyota Motor Corporation, a Nissan Motor Co. Ltd., a Honda Motor Co. Ltd., a JXTG Nippon Oil & Energy, a Idemitsu Kosan Co. Ltd., a Iwatani Corporation, a Tokyo Gas Co. Ltd., a Toho Gas Co. Ltd., a Air Liquide Japan Ltd., a Toyota Tsusho Corporation e o Development Bank of Japan Inc.

Estações de hidrogênio em programa de governo  

O memorando de entendimento assinado tem como objetivo acelerar a construção de estações de hidrogênio, na atual fase inicial de comercialização dos FCVs, utilizando uma abordagem “para todo o Japão” centrada na colaboração entre as 11 empresas.

Isso decorre do programa do governo japonês “Roteiro Estratégico para o Hidrogênio e Células de Combustível”, que visa um total de 160 estações operacionais de hidrogênio e 40.000 véiculos FCVs em uso para o ano fiscal de 2020.

Sob o memorando, as 11 empresas vão considerar a criação de uma nova empresa, em 2017, para implementar o programa e garantir a independência do negócio das estações de hidrogênio.

A nova empresa pretende: 1) conseguir a construção de estações de hidrogénio, por meio da implementação de medidas de apoio à construção e exploração de hidrogénio, e 2) conseguir uma utilização mais ampla dos FCVs e a independência das estações de hidrogénio por meio de atividades de redução de custos, incluindo uma revisão governamental de regulamentos e atividades para melhorar a eficiência operacional, contribuindo assim para a realização de uma “Sociedade do Hidrogênio” no Japão.

Faz parte do plano das 11 empresas considerar diversas maneiras de ampla participação de outras empresas no futuro, e pretendem disseminar informações adequadamente para isso.