Toyota Motor Corp. anunciou que 11 empresas no Japão concordaram em colaborar na construção “em grande escala” de estações de hidrogênio para veículos com célula de combustível (FCVs) em todo o país.
As 11 companhias incluem a Toyota Motor Corporation, a Nissan Motor Co. Ltd., a Honda Motor Co. Ltd., a JXTG Nippon Oil & Energy, a Idemitsu Kosan Co. Ltd., a Iwatani Corporation, a Tokyo Gas Co. Ltd., a Toho Gas Co. Ltd., a Air Liquide Japan Ltd., a Toyota Tsusho Corporation e o Development Bank of Japan Inc.
Estações de hidrogênio em programa de governo
O memorando de entendimento assinado tem como objetivo acelerar a construção de estações de hidrogênio, na atual fase inicial de comercialização dos FCVs, utilizando uma abordagem “para todo o Japão” centrada na colaboração entre as 11 empresas.
Isso decorre do programa do governo japonês “Roteiro Estratégico para o Hidrogênio e Células de Combustível”, que visa um total de 160 estações operacionais de hidrogênio e 40.000 véiculos FCVs em uso para o ano fiscal de 2020.
Sob o memorando, as 11 empresas vão considerar a criação de uma nova empresa, em 2017, para implementar o programa e garantir a independência do negócio das estações de hidrogênio.
A nova empresa pretende: 1) conseguir a construção de estações de hidrogénio, por meio da implementação de medidas de apoio à construção e exploração de hidrogénio, e 2) conseguir uma utilização mais ampla dos FCVs e a independência das estações de hidrogénio por meio de atividades de redução de custos, incluindo uma revisão governamental de regulamentos e atividades para melhorar a eficiência operacional, contribuindo assim para a realização de uma “Sociedade do Hidrogênio” no Japão.
Faz parte do plano das 11 empresas considerar diversas maneiras de ampla participação de outras empresas no futuro, e pretendem disseminar informações adequadamente para isso.