Caterpillar lança novo boletim de recomendações de óleos

24249

A Caterpillar atualizou o seu Boletim de Recomendações de Fluidos para Máquinas, SEBU6250 (agora Rev 23), revisado pela última vez em meados de 2016, que abrange as recomendações e especificações mais atuais para lubrificantes, combustíveis e fluidos do sistema de refrigeração para máquinas Caterpillar.

A seção de lubrificante é de apenas 79 páginas de comprimento. O restante do boletim, agora com 154 páginas, cobre especificações de combustível, do sistema de resfriamento, do pós-tratamento de exaustão, controle de contaminação e informações de garantia, seguidas de uma seção de material de referência.

A principal alteração nessa revisão é o uso de óleos API CK-4. O óleo Cat DEO-ULS foi atualizado de API CJ-4 para CK-4. O óleo Cat DEO-ULS e Cat DEO são recomendados para todos os motores anteriores ao nivel 4 que usam óleo Diesel com baixos teores e ultra baixos teores de enxofre. O Cat DEO é recomendado para motores que utilizam combustíveis com níveis de enxofre que excedem 0,2 por cento (2000 ppm). A Caterpillar afirma que o novo óleo API FA-4 para motores Diesel pesados não é permitido em seus motores.

Estas recomendações são para máquinas Caterpillar, como as usadas em terraplenagem e outras aplicações fora-de-estrada, bem como silvicultura, mineração, agricultura e outras aplicações. As máquinas Caterpillar incluídas nesse boletim incluem dozers, carregadeiras, escavadeiras, pá, motoniveladoras, raspadores, caminhões fora-de-estrada, lançador de dutos, compactadores, pavimentadoras, equipamentos de mineração subterrânea, etc.

caterpillar

Caterpillar indica seus fluidos

Os fluidos incluem aqueles para uso em motores Cat, sistemas hidráulicos, transmissões/trem de força, transmissões finais, eixos, diferenciais, transmissões hidrostáticas, transmissões automáticas, engrenagens e componentes que requerem lubrificação com graxa.

Os fluidos da marca Caterpillar são descritos em detalhes e são recomendados “para aumentar o desempenho e a vida útil dos componentes da Caterpillar”. Conforme declarado pela empresa em sua brochura, embora outros óleos comercialmente disponíveis que atendam aos requisitos da Caterpillar sejam permitidos. Os óleos e graxas recomendados pela Caterpillar listados e descritos em detalhes nesse boletim.

Boletim de recomendações de óleos

Cat DEO-ULS (Óleo de Motor Diesel – Ultra Baixo Enxofre, API CK-4, SAE 15W-40)

Cat DEO-ULS SYN (Óleo de Motor Diesel Sintético, SAE 15W-40)

Gato DEO Cold Wheather (SAE 0W-40)

Cat DEO (Óleo de Motor Diesel, API CI-4 / API CI-4 PLUS, SAE 15W-40 e 10W-30)

Cat MAEO Plus (Óleo de motor de multiaplicação para frotas mistas não-Cat, SAE 10W-40)

Cat DEO (SAE 40 apenas para motores 3600, API CF)

Cat PCO (Óleo para Câmara de Pré-Combustão, SAE 40)

Cat TDTO (Óleo de transmissão / transmissão, SAE 10W, 30 e 50)

Cat TDTO-TMS (Óleo de transmissão / transmissão, multigrade)

Gato TDTO Cold Wheather (SAE 0W-20)

Cat SATO (Óleo de Transmissão de Aplicação Especial, Multigrau)

Cat ATF-HD2 (Sintético Multigrau)

Cat FDAO (Transmissão Final e Óleo de Eixo, SAE 60)

Cat FDAO SYN (Óleo de Transmissão Final e do Eixo, Sintético Multigrau)

Gato GO (Óleo de Engrenagem, SAE 80W-90 e 85W-140)

Cat Sintético GO (Óleo de Engrenagem Sintético, SAE 75W-140)

Cat HYDO Advanced (Hidráulico) (SAE 10W, 20W e 30)

Cat Bio HYDO Advanced (HEES, ISO 46 Multigrau)

Cat MTO (Óleo de Tração Multiuso, SAE10W-30)

Cat utility grease  (Graxa)

Cat Prime Application Grease (contém 3% de Molibdênio)

Cat Extreme Application Grease (contém 5% de Molibdênio)

Cat Extreme Application Grease – Desert (contém 5% de Molibdênio)

Cat Extreme Application Grease – Ártico (Semissintético, contém 5% de Molibdênio)

Cat Ball Bearing Grease (Graxa para rolamentos)

Cat White Assembly Grease  (Graxa para montagem)

Cat Hammer past (pasta para martelo)

Lubrificantes

Como eludido acima, quando os lubrificantes marca Caterpillar não estão disponíveis, são permitidos lubrificantes comercialmente disponíveis, como óleos de motor que cumprem as especificações API CK-4 e Caterpillar’s Engine Crankcase Fluid (ECF), sendo os três atuais ECF-1-a, ECF- 2 e ECF-3. O ECF-3 fornece o mais alto nível de desempenho dos três, é preferido, e é necessário para uso em motores certificados fora-de-estrada nível 4, que estão equipados com dispositivos de pós-tratamento.

Para outros compartimentos, quando os lubrificantes da marca Cat não estão disponíveis, também são permitidos lubrificantes disponíveis no mercado para lubrificação dos outros componentes e sistemas.

O novo boletim amplia recomendações

Este boletim inclui tabelas que mostram recomendações específicas de lubrificantes e viscosidades para várias temperaturas ambientes, para todos os compartimentos de todos os equipamentos da Caterpillar, ou seja, caminhões articulados, retroescavadeiras, escavadeiras, pá dianteiras, escavadeiras de massa, manipuladores de material de via, “Mini-Hex, Escavadeiras de rodas e manipuladores de material de roda, carregadeiras de rodas, porta-ferramentas integradas, buldózeres de rodas e compactadores de rodas, Raspadores de tractor, etc.

O boletim também inclui informações sobre TBN, níveis de enxofre do combustível, gráficos de aplicação de graxa (tipo de graxa Cat por categoria de máquina), uso de óleos sintéticos, uso de óleos rerrefinados, uso de aditivos aftermarket para óleo, intervalos de amostragem de óleo, determinação de intervalos de troca ótimos e informações sobre fluidos de pós-tratamento de gases de escape, refrigerantes e combustíveis.

Para visualizar o SEBU6250-23 completo em formato pdf, clique aqui