Fusão de US$130 bilhões da Dow Chemical e a DuPont

401

Fusão da Dow Chemical e a Dupont

Fusão da Dow Chemical e a DupontA Dow Chemical e a DuPont receberam a aprovação da União Européia para sua fusão de US$130 bilhões, após terem concordado em vender ativos substanciais. O acordo é uma das três mega-fusões, que se espera que irá remoldar a indústria química global no futuro próximo.

A DuPont alienará

A decisão de 1.000 páginas destacou a importância da fusão. A DuPont alienará grandes partes de seu negócio global de pesticidas, incluindo sua organização global de pesquisa e desenvolvimento.

A Dow venderáFusão da Dow Chemical e a Dupont

A Dow, por sua vez, venderá duas fábricas de copolímero ácido na Espanha e nos Estados Unidos, bem como um contrato com um terceiro através do qual compra ionômeros.

“Nossa decisão hoje garante que a fusão entre a Dow e a DuPont não reduza a concorrência de preços para os pesticidas existentes ou a inovação para produtos mais seguros e melhores no futuro”, disse a comissária europeia Margrethe Vestager.

A Comissão Europeia estava preocupada com o fato de a fusão deixar pouco incentivo para a produção de novos herbicidas e pesticidas no futuro.

“Precisamos de uma concorrência efetiva neste setor para que as empresas sejam incentivadas a desenvolver produtos que são sempre mais seguros para as pessoas e melhores para o meio ambiente”, disse ela.

Acordo ainda deve ser aprovado pelos reguladores

O acordo ainda deve ser aprovado pelos reguladores dos Estados Unidos, Brasil, China, Austrália e Canadá. Tanto a Dow Chemical quanto a DuPont estão confiantes de que sua fusão será aprovada nessas jurisdições.

“Este marco regulatório é um passo significativo para fechar a transação de fusão, com a intenção de posteriormente girar em três empresas independentes de capital aberto”, de acordo com um porta-voz da Dow.