O crescimento da produção de petróleo brasileira provavelmente vai superar o aumento da demanda em 2017, prevê a Agência Internacional de Energia (AIE), em relatório divulgado nesta quintafeira. As previsões dão contra de um consumo, principalmente industrial, ainda baixo, mas maior atividade da Petrobras no ano.
A produção é projetada pela AIE em 2,85 milhões de barris por dia neste ano no Brasil, ante 2,61 milhões de barris diários no ano passado.
A entidade lembra que nos últimos meses de 2016, o consumo de produtos de petróleo já havia recuado. Entre setembro e novembro, por exemplo, último número consolidado disponível, foram 345 mil barris por dia a menos de demanda – grande responsável foi o óleo industrial.
Estimativa de produção para 2017
Já em 2017, depois de dois anos de queda, o consumo deve ficar praticamente estável, diz a AIE. A estimativa é de leve alta em 5 mil barris por dia, para 3,08 milhões de barris diários. Esse ritmo se intensifica no fim do ano, prevê a agência, com o quarto trimestre fechando em 3,16 milhões de barris por dia.
A demanda do consumidor, acrescenta o relatório, já deu sinais de melhora em novembro e dezembro. A expectativa da Anfavea, entidade que reúne as montadoras brasileiras, de maiores vendas em 2017, também contribui para essa análise, acrescenta o texto.
No caso da oferta, a AIE lembra que quatro unidades de produção devem iniciar as operações para a Petrobras em 2017 – Tartaruga Verde, Tartaruga Mestiça, Lula Norte e Lula Sul. Novos testes de poços em Libra também são aguardados.