ExxonMobil apresenta nova tecnologia para óleo de compressor de refrigeração

447
Imagem cedida pela ExxonMobil
Imagem cedida pela ExxonMobil

Uma inovação tecnológica em Polioléster (POE) motivou a ExxonMobil a lançar um novo óleo lubrificante para compressores de gás carbônico. A nova tecnologia pretende aproveitar as vantagens do crescente uso do gás carbônico como gás refrigerante, e a empresa entende que este será um dos principais gases refrigerantes da indústria, até 2020.

A ExxonMobil aponta três qualidades importantes da nova tecnologia: excelente fluidez a baixas temperaturas; controle de viscosidade em serviço e potencial contribuição na melhoria da eficiência. Esses óleos suplementam a linha de produtos sintéticos da empresa Mobil Gargoyle Arctic SHC 200 e Mobil EAL Arctic para sistemas de refrigeração.

“Nosso novo lubrificante atenderá à necessidade crescente dos óleos para compressores de refrigeração, enquanto adiciona propriedades de proteção, contribuindo potencialmente para a eficiência energética do sistema”, disse Andrea Jacobsen, Gerente de Marketing Industrial da ExxonMobil para Europa, África e Oriente Médio.

A empresa informa que a miscibilidade do novo óleo com o refrigerante CO2 e as relações entre viscosidade, temperatura e pressão, garantem uma espessura de filme adequada, mesmo em operações com pressão e temperatura elevadas observadas em compressores alternativos. Com seus naturalmente elevados índice de viscosidade,  estabilidade ao cisalhamento e fluidez a baixas temperaturas, o óleo pode proporcionar benefícios adicionais em condições severas, reduzindo possíveis vazamentos e melhorando a eficiência do evaporador.

O desenvolvimento do Mobil SHC Gargoyle 80 POE foi direcionado e motivado pelo rápido crescimento do uso do dióxido de carbono como gás refrigerante e sua projeção para os próximos quatro anos. “A ExxonMobil adianta que o R-744 será um dos principais refrigerantes até 2020, e será usado regularmente em operações leves comerciais”, finaliza Jacobsen.

Fonte: F+L Asia