Trabalho seguro com produtos químicos

Uma experiência de sucesso na Alemanha

24

Educar jovens para o trabalho seguro com produtos químicos

O presente artigo fundamenta-se no Estudo de Caso Educating young people about working safely with chemicals, publicado pela Agência Europeia para Segurança e Saúde no Trabalho (EU OSHA). A Lehmann & Voss & Co é uma empresa química fundada em 1894, em Hamburgo, na Alemanha. É uma organização diversificada, que atua na produção, distribuição e comércio, na Europa, Ásia e Estados Unidos. Concentrada na produção para as indústrias de plásticos e borracha, contava, em 2016, com 569 empregados no total, 364 deles em Hamburgo.
Há muitos anos, a empresa adota, de forma sistêmica, as diretrizes globais do Programa Atuação Responsável como componente-chave de sua Política de Segurança e Meio Ambiente. Em setembro de 2013, seu sistema de gerenciamento de Segurança no Trabalho foi avaliado como exemplar pela autoridade competente, o Escritório de Segurança do Trabalho de Hamburgo.
Fornecer aos trabalhadores conhecimento e treinamento em todos os aspectos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é importante para a empresa garantir a sua proteção. A educação de jovens na produção segura de plásticos e no manuseio seguro de produtos químicos é uma área prioritária da Lehmann & Voss & Co. Os jovens trabalhadores da indústria de transformação de plásticos podem estar expostos a várias substâncias perigosas e tóxicas.
Desse modo, é importante integrar questões de SST na formação desses jovens o mais cedo possível. Resultados negativos resultantes de um ambiente de trabalho precário são conhecidos por serem mais frequentes entre os jovens trabalhadores, e o trabalho envolvendo risco os afeta mais. De acordo com alguns estudos, os trabalhadores com menos de 25 anos de idade estão mais expostos a substâncias cancerígenas do que os demais (EU-OSHA, 2007).1
Em 2009, a empresa começou a cooperar com duas escolas para treinar jovens no manuseio seguro de produtos químicos e melhor introduzi-los na vida profissional. Wolfgang Reithmeier, professor de Química na escola distrital de Eidelstedt, em Hamburgo, procurava uma oportunidade de cooperação com a indústria química. Para as escolas, as experiências de SST da indústria são relevantes para aulas de Química e o treinamento profissional de alunos.

Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 69, apresentada abaixo: