O impacto da tecnologia no emprego

17

Futuro
O impacto da tecnologia no emprego

Por: Gustavo Eduardo Zamboni

À medida que a tecnologia avança e transforma o mundo em que vivemos, fica claro que aos poucos ela substituirá muitos dos trabalhos que fazemos, não somente os manuais ou os que requeiram pouca qualificação, mas também o trabalho intelectual. Grande parte das análises de comportamento de compra estão sendo hoje realizadas por algoritmos de Inteligência Artificial.

Porém, simultaneamente, estão acontecendo outras mudanças que podem levar a “dimensão humana do trabalho” a um novo patamar, já que a tecnologia está reformulando as tendências de oferta e demanda que impulsionam os mercados.

Mas como?

A demanda 

No que se refere à demanda, a tecnologia está entregando aos clientes um poder enorme, oferecendo a eles a possibilidade de acesso a um infindável volume de informações para poderem avaliar as opções disponíveis no mercado, e, assim, dar-lhes a possibilidade de trocar facilmente de um fornecedor para outro que possa atender melhor às suas necessidades.

Isso também faz com que nós, consumidores, nos tornemos muito mais exigentes e, assim, menos dispostos a nos conformarmos com produtos padronizados do mercado de massa, passando a procurar produtos de nicho que se ajustem melhor a nossos desejos e necessidades.

Aumentando esse desafio, o mundo está migrando do conceito de propriedade para o de
precificação baseada no uso, pagando-se somente pela utilização real do produto ou serviço que precisamos. Em muitas cidades brasileiras, você pode desfrutar de uma bicicleta pagando somente pelo tempo em que realmente a utilizou. Não é mais
necessário “ter” uma bicicleta.

A oferta

Com relação à oferta, a tecnologia aumenta o leque de opções e, ao mesmo tempo, reduz o ciclo de vida de diversos produtos. Recentemente a introdução de novos processos de manufatura revolucionou o mercado produtivo. Hoje, usando técnicas de manufatura aditiva, você pode fabricar qualquer objeto usando uma combinação de software, hardware
e impressão 3D. Dessa forma, o uso de manufatura aditiva facilita a produção de produtos altamente personalizados, de forma individual ou em pequena escala. Assim, o acesso a novas opções de produtos e a diversas informações fazem com que novos produtos entrem mais rapidamente no mercado, desafiando os já estabelecidos e bem sucedidos e reduzindo, assim, seus ciclos de vida.

Clique na revista abaixo e leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO:

Lubes em Foco 68[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]