Preços do petróleo avançam depois de queda nos estoques dos EUA

92

Preços do petróleo avançam depois de queda nos estoques dos EUA. Estoques de petróleo nos EUA caíram 1 milhão de barris na semana passada, para 428 milhões de barris, segundo o API.

Preços do petróleo avançam depois de queda nos estoques dos EUA
Preços do petróleo avançam depois de queda nos estoques dos EUA

Preços do petróleo

Os preços do petróleo avançavam nesta quarta-feira, impulsionados pela queda nos estoques de petróleo dos Estados Unidos e pelo risco de interrupções no fornecimento. O petróleo Brent subia 0,8 dólar, ou 1,12 por cento, a 72,38 dólares por barril, às 8:37 (horário de Brasília).

O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,87 dólar, ou 1,31 por cento, a 67,39 dólares por barril. “Ontem à noite, o relatório do American Petroleum Institute (API) mostrou uma queda surpreendente nos estoques de petróleo dos EUA e uma redução nos estoques de derivados de petróleo mais acentuada do que o esperado”, disse Carsten Fritsch, analista de petróleo do Commerzbank.

Os estoques de petróleo nos EUA caíram 1 milhão de barris na semana passada, para 428 milhões de barris, segundo o API. O petróleo tem sido apoiado pela percepção entre os investidores de que as tensões no Oriente Médio poderiam levar a rupturas de abastecimento, incluindo renovadas sanções dos EUA contra o Irã, assim como pela queda da produção na Venezuela, que está em crise.

“Por enquanto, os preços do petróleo estão perto das máximas de três anos (atingidas no início de abril) e com os estoques de volta aos níveis normais, o excesso de oferta nos últimos anos parece ter acabado”, disse William O’Loughlin, analista de investimentos na Rivkin Securities da Austrália.

O comitê ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) encarregado de monitorar o acordo de redução da oferta do grupo com países não membros, liderados pela Rússia, reúne-se na cidade saudita de Jeddah na sexta-feira.