Coreia do Sul está criando uma cidade sem carros. Imagine uma cidade onde ter ou até mesmo usar um carro é algo completamente opcional: essa é a proposta do governo da Coreia do Sul com o International Business District, uma cidade que está sendo projetada do zero para que seus residentes não precisem usar veículos para se locomover.


International Business District – Cidade sem carros
O projeto, que está sendo planejado para a região de Songdo, terá um custo de US$ 35 bilhões e começou em 2002. O planejamento foi todo feito com foco nos meios de transporte públicos, como metrô e ônibus, além dos alternativos, como bicicletas.
A empresa responsável por fazer o IBD acontecer é a Gale International, e a expectativa é de que o distrito esteja pronto em 2020, com um tamanho aproximado de 9 milhões de metros quadrados.
Ambiente amigável
Outro aspecto é fazer com que a área, localizada às margens do Mar Amarelo, seja ambientalmente amigável também. O planejamento urbano é pensado de forma que estruturas de comércio, escritórios, hospitais e parques sejam todos localizados próximos à área residencial – permitindo que as pessoas possam se deslocar a pé.
Para a galera que gosta de pedalar, o IBD contará com 24 quilômetros de ciclovias que se conectarão a uma rede ainda maior, de 144 quilômetros, na cidade de Songdo. Cerca de 40% das áreas do distrito serão reservados para espaços verdes, o que representa o dobro do que existe hoje na cidade de Nova York, por exemplo.