Nissan IMk Concept é proposta de elétrico urbano

Os únicos controles convencionais no interior são o botão de partida e o câmbio

75

Nissan IMk conceptNissan IMk concept

Estamos a poucas semanas do Salão de Tóquio, onde os fabricantes japoneses apresentam em casa os mais interessantes conceitos. Na edição 2019, a Nissan estará lá para mostrar o IMk como uma proposta de carro urbano totalmente elétrico, pequeno por fora e grande por dentro.

O quão pequeno? São apenas 3.494 mm de comprimento, 1.512 mm de largura e 1.644 mm de altura. A Nissan diz que o estilo faz parte da nova linguagem da marca, a “Timeless Japanesa Futurism” e prevê como os carros urbanos serão no futuro. O pequeno EV tem balanços curtos e uma grade dianteira iluminada replicada na traseira, onde fitas de LEDs servem como lanternas.

Nissan IMk concept

Outros elementos iluminados estão no teto, enquanto os tradicionais retrovisores externos foram substituídos por um par de câmeras acopladas a telas posicionadas na coluna A, assim como no Honda E. Já que mencionamos o interior, eis outro ponto interessante: a Nissan idealizou o IMk com apenas dois controles convencionais, o botão de partida e a alavanca do câmbio.

O teto em vidro permite a entrada de uma generosa quantidade de luz na cabine e cria uma sensação de ser ainda mais espaçosa. Diversas telas dominam o painel. O interior minimalista tem a maior parte dos comandos colocados em telas sensíveis ao toque, que garantem um estilo moderno e limpo ao conceito.

Há também uma mistura de curiosos materiais no acabamento, como os forros de porta em madeira e uma textura nos bancos que cria uma atmosfera aconchegante, aprimorada pela fibra metálica no piso com o carpete em tom café. O conceito foi desenvolvido com o sistema de direção autônoma avançada, mas o motorista ainda assume o controle: há um volante e dois pedais.

As especificações técnicas ainda são segredo, mas a Nissan diz que o IMk é movido por um único motor elétrico com “uma excelente aceleração e alto nível de respostas no tráfego pesado”.

Veremos este conceito durante o Salão de Tóquio, onde a Nissan mostrará 14 carros, incluindo o Skyline 2020.

Fotos: divulgação