Moove relança marca Mobil na Argentina

108

Mobil na ArgentinaMobil na Argentina

A empresa Moove relança na Argentina a marca de lubrificantes Mobil, pertencente à ExxonMobil, que era anteriormente distribuída no país pela Pan American Energy. A Moove chegou ao país vizinho em 2018 e, já com 40 funcionários, espera capturar cerca de 15% do mercado. Segundo jornal local, a intenção da empresa é investir alguns milhões de dólares no reposicionamento da marca, principalmente no setor premium.

No nível local, a empresas define sua estratégia em três segmentos: distribuidores exclusivos em diferentes partes do país; concessionárias automotivas como Mercedez Benz, Volvo, Nissan, Toyota e Caterpillar e áreas industriais como siderurgia, mineração, energia, marinha etc.

Sobre a atual situação econômica, e o possível congelamento de preços dos combustíveis, a empresa disse ao jornal que está muito confiante no mercado argentino, independentemente do momento econômico. “Viemos para ficar, não para fazer um experimento”, disse o diretor geral da empresa para a América Latina, Marcelo Leite.

Cerca de 80% do mercado de lubrificantes na Argentina está nas mãos da Shell, Total e YPF, segundo dados da Secretaria de Energia. Entre outros fortes concorrentes estão Petronas, Pan American Energy e Fercol. Há também a Gulf, que em 2020 planeja dobrar a quantidade vendida e atingir 19 milhões de litros, pelas mãos da Delta Patagonia, nos segmentos de automóveis e máquinas, uma vez que já é forte no segmento de motocicletas.

A Moove, já tem aliança com a ExxonMobil desde 2008, quando ainda era somente Cosan e comprou suas instalações no Brasil. Em 2011, a empresa expandiu para a Bolívia, Uruguai e Paraguai para distribuir os lubrificantes Mobil. Um ano depois comprou a Comma, uma empresa focada no serviço pós-venda.