Lubrificantes têm papel importante na segurança alimentar

101

Segurança alimentar

O foco em segurança alimentar tem sido uma das prioridades dos governos de países desenvolvidos e, também, de produtores de alimentos. O modelo de produção tornou-se um item de grande importância para a certificação de qualidade e, consequentemente, a manutenção das fábricas ganhou destaque nesse cenário, com a lubrificação tendo papel fundamental nesse aspecto.

Os lubrificantes de grau alimentício estão entre os produtos mais importantes na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Pequenos volumes com alto poder de contaminação! Fórmulas específicas, com aditivação e bases especiais tornam-se necessárias para óleos e graxas lubrificantes , chamados de foodgrade, que são utilizados na manutenção de equipamentos no interior das fábricas produtoras de alimentos e bebidas.

Como está a indústria brasileira nesse segmento?

O que parece ser uma questão menor pode ter um impacto enorme em um produto, na reputação e na saúde pública de uma empresa.

Tecnologias como Polialfaolefinas, óleo branco, Polialquilenoglicol, silicone e outras precisam ser bem entendidas e adaptadas ao balanço econômico da empresa.

Padrões de qualidade e registro de produtos, certificações, riscos e oportunidades precisam ser discutidos e aprofundados para uma aplicação efetiva.

Esse é o objetivo principal do 1º Encontro com o Mercado de Lubrificantes Foodgrade, que reunirá os principais fabricantes de tecnologia desse segmento, junto com empresas da indústria de alimentos e produtores de lubrificantes, para um amplo debate sobre o tema, visando o melhor desenvolvimento de um mercado que assume cada vez mais importância para o país.

Organizado pela revista Lubes em Foco, que há mais de 12 anos vem colaborando com o mercado brasileiro de lubrificantes, o evento pretende ser um marco no segmento de lubrificantes de grau alimentício, com palestras, debates e networking, tão necessários a uma melhor integração dos participantes desse mercado.

Os interessados devem fazer suas inscrições diretamente pelo site http://portallubes.com.br/foodgrade-inscricao-pt/ , onde poderão ser encontradas mais informações , ou diretamente na Editora Onze pelo telefone 21-2224-0625.