Kia Motors terá 3 lançamentos em 2020

Soul elétrico e Niro híbrido chegam no começo do ano e SUV compacto vem no 2º semestre

177

Soul EVSoul EV

Kia Motors do Brasil promete três lançamentos para 2020. A empresa trará o Soul EV (elétrico), o híbrido Niro e um utilitário esportivo menor que o Sportage. Os dois primeiros chegam no início do ano e o SUV, no segundo semestre. As informações partiram do presidente da Kia no País, José Luiz Gandini, que concedeu entrevista durante a apresentação do Kia Cerato.

“O Niro e o Soul EV são carros de nicho, já existe um público que quer veículos desse tipo. Ainda não decidimos qual SUV menor traremos. Ele virá no segundo semestre”, afirma o presidente da Kia Motors do Brasil.

 

Fontes dão como certa a vinda do KX3. Gandini também admitiu a possibilidade de montagem na uruguaia Nordex de um SUV, sem dizer quando ou qual seria o modelo. A fábrica instalada em Montevidéu produz o minicaminhão Bongo desde 2010 e os utilitários Citroën Jumpy e Peugeot Expert desde 2017. A unidade também já montou automóveis Geely (revendidos pelo Grupo Gandini) entre 2014 e 2016.

Kia fechará o ano com queda próxima de 15%

Até o fim de 2019 a Kia venderá cerca de 10 mil veículos, o que resultará em queda de 14,7% em relação ao ano passado. O modelo mais vendido da marca este ano foi o Sportage, com 2,7 mil unidades no acumulado até agosto. Em segundo ficou o Bongo, com 1,6 mil emplacamentos.

Gandini, que também é presidente da Abeifa (entidade que reúne importadores com ou sem fábrica no País), acredita em um ano fraco para os importados por empresas associadas à entidade. O total não deve passar de 35 mil unidades, o que resultará em queda de 7% ou mais em relação a 2018. A cotação atual do dólar tira do setor qualquer expectativa otimista para o próximo ano.

“Não acredito em crescimento para 2020, teremos um ano muito parecido com este atual, conclui Gandini