Eaton fornece câmbio automatizado de 10 marchas ao VW Constellation

Nova caixa está disponível para as versões 17.280, 24.280 e 30.280 do caminhão

61

EatonEaton

A fabricante de transmissões Eaton passa a fornecer para os caminhões Volkswagen Constellation o câmbio automatizado UltraShift Plus MHD de dez marchas. A caixa está disponível nas versões 17.280, 24.280 e 30.280 do Constellation, assim como uma embreagem de 395 milímetros de alta resistência. O equipamento é uma das atrações da montadora para a Fenatran, que ocorre de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo.

Segundo a Eaton, a transmissão foi desenvolvida para o mercado brasileiro. O novo câmbio automatizado de dez marchas pode ser aplicado em versões rodoviárias e vocacionais. Permite redução de consumo com baixo índice de manutenção.

“É uma solução inovadora e customizada para as aplicações específicas do mercado brasileiro. O resultado traz redução direta no custo operacional do frotista”, afirma o diretor geral para veículos comerciais e aftermarket da Eaton, Sergio Kramer.

 

O desenvolvimento para o VW Constellation foi feito em parceria entre o centro de pesquisa e desenvolvimento local da Eaton e a engenharia da montadora. Entre os benefícios está a rapidez e suavidade na troca de marchas proporcionada pela automação.

O sistema de trocas considera a inclinação da via, carga de veículo e torque do motor, podendo pular até duas marchas se as condições permitirem. A eletrônica também fornece proteções contra abuso de embreagem e excesso de rotações do motor. Também tem a função de auxílio de partida em rampa, melhorando a dirigibilidade do veículo.