China terá a maior fábrica de óleo branco de grau alimentício

108

Óleo branco de qualidadeÓleo branco de qualidade

Weifang Hongrun Petrochemical Technology Co. firmou um contrato com a Chevron Lummus Global (CLG) para licença e projeto de uma unidade de hidroprocessamento de óleo foodgrade, de 500.000 toneladas por ano, e uma unidade de óleo branco de qualidade alimentício (foodgrade) de 200.000 t / ano em Shandong, China. O anúncio, feito pela CLG em 20 de agosto, não divulgou quando a construção do projeto começaria.

A CLG projetará as unidades usando sua tecnologia própria de isomerização de parafina (isodewaxing) e sua tecnologia de acabamento final, que utiliza catalisadores de metais nobres para produzir óleos básicos a temperaturas mais baixas do que os métodos convencionais. O escopo do trabalho da CLG no projeto incluirá o fornecimento de catalisadores e outros produtos internos próprios.

Maior unidade de óleo de grau alimentício do mundo

Quando concluído, o projeto básico será a maior unidade de óleo de grau alimentício do mundo, afirmou o diretor administrativo do CLG, Ujjal Mukherjee, em um comunicado à imprensa.

Na China, seis categorias de óleos brancos são reconhecidas e cada uma possui padrões individuais: óleo branco leve, matéria-prima de óleo branco, óleo branco industrial, óleo branco cosmético, óleo branco de grau alimentício e óleo branco farmacêutico.

Muitos setores que exigem graus especiais de óleo branco devem ser atendidos pelas importações, disseram especialistas do setor. A China elaborou novos padrões para óleos brancos em 2018. O novo padrão, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Fushun de Petróleo e Petroquímica da Sinopec, atualiza a versão atual, lançada em 2002. O novo padrão visa regulamentar melhor o setor industrial de óleo branco e melhorar a qualidade dos óleos brancos de fabricação chinesa.

Os óleos brancos são usados ​​em uma variedade de cosméticos e plásticos – que juntos formam metade do mercado global -, bem como em várias aplicações nas indústrias têxtil, adesiva e farmacêutica. A indústria de alimentos utiliza óleos brancos como agentes desmoldantes e na formulação de lubrificantes de qualidade foodgrade. Outras aplicações incluem sprays agrícolas, fertilizantes e antiespumantes.

Todos os tipos de óleos básicos podem ser usados ​​para produzir óleos brancos, portanto, a escolha do tipo depende muito da disponibilidade regional. O Grupo II do API compõe a grande maioria da produção de óleo branco, e o Grupo I é o próximo grau mais significativo. Os naftênicos vêm em terceiro e os produtos do Grupo III são os menos utilizados.

A Chevron Lummus Global LLC, uma joint venture entre a Chevron EUA e a McDermott, é uma das principais licenciadoras de tecnologia de processos para refinar tecnologias de hidroprocessamento e combustíveis alternativos, além de líder global no fornecimento de sistemas de catalisadores.