Vendas podem superar expectativas, sugere Anfavea

Após registrar o melhor julho desde 2014, fabricantes esperam por segundo semestre mais aquecido

83
Vendas podem superar expectativas)
Moraes, presidente da Anfavea: otimismo moderado (foto: Mário Curcio)

Vendas podem superar expectativas

O melhor resultado mensal de vendas de veículos dos últimos cinco anos no mercado brasileiro, com 243,6 mil emplacamentos em julho, em alta de 9,1% sobre junho e crescimento de 12% ante o mesmo mês de 2018, leva a associação dos fabricantes, a Anfavea, a esperar por um segundo semestre pouco mais aquecido que o previsto inicialmente, que pode superar as expectativas da entidade para 2019 – a projeção oficial é de expansão de 11,4% para o ano todo, com 2,86 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados.

Após o melhor julho desde 2014 e o segundo melhor mês do ano, no acumulado dos primeiros sete meses de 2019 os emplacamentos somam 1,55 milhão de unidades, o que revela alta de 12,1% – já pouco acima, portanto, da previsão da Anfavea. Contudo, apenas para continuar sustentando o ritmo de crescimento anual atual de 12%, ligeiramente acima da projeção, é necessário que nos próximos cinco meses a média mensal de vendas seja superior a 270 mil emplacamentos, número que nunca foi alcançado nos últimos cinco anos.


– Faça aqui o download dos dados da Anfavea


 

Apontando dados da evolução da economia até agora, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos de Moraes, destaca que alguns fatores tendem a fazer o mercado de veículos se aquecer mais nos próximos meses. Ele cita a aprovação da reforma da Previdência, baixa dos juros, inflação e câmbio, liberação de depósitos compulsórios para elevar a oferta de crédito e injeção de recursos do FGTS no consumo.

“Até agora a evolução do mercado está em linha com as nossas projeções, mas existem fatores que podem tornar o segundo semestre melhor e por isso estamos moderadamente otimistas”, resumiu Luiz Carlos de Moraes.