Analistas reduzem projeção de preço do petróleo por temores sobre economia e comércio

60
Projeção de preço do petróleo
REUTERS/Andrea De Silva

Projeção de preço do petróleo

(Reuters) – Analistas reduzem a projeção de preço do petróleo ao menor nível em mais de 16 meses, citando uma menor demanda global à medida que uma desaceleração econômica se aproxima e a incerteza prevalece na guerra comercial entre Estados Unidos e China, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta sexta-feira.

A pesquisa com 51 economistas e analistas previu que o petróleo Brent deve registrar média de 65,02 dólares por barril em 2019, queda de 4% em relação à projeção de 67,47 dólares do mês passado e também abaixo da média do valor de referência internacional até aqui no ano, de 65,08 dólares.

Essa foi a menor estimativa média para os valores do Brent em 2019 desde março de 2018.

Já o panorama de 2019 para o petróleo dos EUA foi reduzido para seu menor nível desde janeiro de 2018, a 57,90 dólares o barril, abaixo da estimativa de 59,29 dólares do mês passado. Neste ano, o WTI tem média de 57,13 dólares.

“As disputas comerciais em andamento entre EUA e China e o crescente risco de desaceleração econômica serão os principais fatores afetando os preços pelo resto do ano e em 2020”, disse Soni Kumari, analista da ANZ.

“Um prolongado conflito comercial poderá aprofundar a desaceleração econômica e impactar no crescimento da demanda.”

A tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo tem sido um importante fator para a queda de 20% dos preços do petróleo desde as máximas de 2019, atingidas em abril, com Pequim anunciando na semana passada tarifas adicionais sobre importações de petróleo norte-americano.