Programa de descontos para veículos na Argentina é prorrogado para agosto

Medida ajudou a provocar reação do mercado em junho, quando foi lançada

39

Veículos na ArgentinaVeículos na Argentina

programa de descontos para a compra de veículos na Argentina será prorrogado mais uma vez e também valerá durante o mês de agosto. Em comunicado divulgado pelo Ministério da Produção e Trabalho, o incentivo foi renomeado como Agosto 0km, mas mantém as mesmas regras de quando o programa foi lançado, em junho, oferecendo descontos para a compra de veículos novos dependendo do valor do modelo.

Bônus de 50 mil pesos por veículo serão concedidos pelas concessionárias cujo preço do modelo seja igual ou inferior a 750 mil pesos. Já o desconto de 90 mil pesos por unidade vale para carros com preços acima de 750 mil pesos. Os descontos se aplicam exclusivamente a operações de venda à vista ou financiados por meio de empréstimos com garantia, mas não são válidos para carros cuja compra é beneficiada com planos anteriores ligados à poupança.

A prorrogação

A medida de prorrogação é um acordo firmado entre o governo com a Adefa, associação das fabricantes, Acara, que reúne concessionários, e a Cidoa, câmara de importadores e distribuidores de veículos.

Inicialmente, o programa foi lançado em junho, como Juni0km, concedendo descontos para as vendas feitas ao longo daquele mês. Dados da Adefa referentes ao balanço do mercado e divulgados no mês seguinte mostraram que a iniciativa ajudou a elevar as vendas de junho em mais de 30% na comparação com maio.

Os números de referentes a julho ainda não foram fechados, mas a medida de estender o programa para agosto indica que a iniciativa pode ter beneficiado o mercado local também neste mês.