Ônibus 100% elétrico da BYD começa a ser testado em Salvador, diz prefeitura

68

Ônibus 100% elétricoÔnibus 100% elétrico

A prefeitura de Salvador (BA) informou que a partir desta terça-feira, 16 de julho de 2019, em parceria com as empresas de ônibus começa a testar um ônibus 100% elétrico, fabricado pela chinesa BYD, em Campinas (SP), em linhas municipais.  A tarifa será a mesma de todo o sistema.

Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira, 15, o principal objetivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é verificar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

A administração ainda diz que, dependendo dos resultados, poderá considerar ônibus elétricos para linhas comuns e para o sistema planejado de corredores de maior demanda e velocidade BRT – Bus Rapid Transit.

Segundo o secretário de mobilidade urbana, Fábio Mota, as cidades devem pensar em modelos de ônibus mais sustentáveis que podem trazer ganhos de qualidade dos serviços e de vida.

“Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente” – diz, segundo a nota.

O ônibus é 100% elétrico não emitindo nenhum tipo de poluente atmosférico na operação e com nível baixo de ruído. Cada veículo possui dois motores, sendo um em cada conjunto de roda, freio ABS, potência de 400 cavalos e consegue operar 250km, em média, com a bateria completa, que leva até quatro horas para ser recarregada.

O modelo possui piso baixo, sistema de ajoelhamento e suspensão pneumática integral. A capacidade é para 77 passageiros, sendo 51 em pé e 26 sentados.

A prefeitura não informou na nota as linhas por onde o ônibus elétrico vai circular.

A BYD possui ônibus em operação ou início de trabalhos em cidades como Campinas (SP), São Paulo (SP), Brasília (DF), Volta Redonda (RJ), Bauru (SP), Santos (SP), entre outras.