Importância de manter limpo o ar-condicionado do carro

119

Ar-condicionado do carroAr-condicionado do carro

O ar-condicionado se tornou um item tão importante para os motoristas que é considerado por muitos praticamente como de série. Atualmente é praticamente impossível pensar em comprar um carro sem ar-condicionado, principalmente em cidades onde faz muito calor.

Mas, você sabia que, assim como o ar-condicionado tradicional (utilizado em prédios ou casas, por exemplo), o ar do seu carro precisa ser limpo em média a cada 12 meses, ou em metade do tempo caso você não use muito o equipamento?

Tem noção de porque esse cuidado é importante? Não? Então continue a leitura. Separamos aqui algumas razões que vão te fazer cuidar muito bem do ar-condicionado do seu carro.

Porque limpar com frequência o ar-condicionado do meu carro?

A limpeza do ar-condicionado de um carro não é uma questão de estética. É algo relacionado à saúde, seja do condutor ou dos ocupantes daquele veículo. Ainda não sabe por quê? Nós te explicaremos agora.

O ar-condicionado de um carro, assim como o da sala do seu escritório, possui um filtro, onde são retidas partículas de sujeira e outras coisas que possam contaminar o ar que você está respirando.

Essa captura é feita exatamente quando o ar está funcionando. Mas isso não significa que, ao deixá-lo parado, sem uso, seu filtro ficará imaculado. Ao contrário. Quando fica muitos meses sem uso, o filtro de um ar-condicionado veicular acumula muitas bactérias, e é aí que mora o perigo.

As bactérias acumuladas no filtro do ar-condicionado sujo são expelidas para fora enquanto o ar é ligado, e quem estiver dentro daquele veículo estará respirando esses seres, correndo o enorme risco de desenvolver doenças graves.

Por isso, é de extrema importância que você faça a higienização frequente de seu ar-condicionado, para garantir a sua saúde e a de quem pegar uma carona com você.

Quando devo limpar o ar-condicionado

Embora os fabricantes digam que o ar-condicionado deva ser limpo, pelo menos, a cada período de 12 meses, existem alguns itens que podem levar você a antecipar esse tempo, e com os quais você precisa ficar muito atento.

Um deles é o odor. Quando o ar-condicionado está há muito tempo sem ser limpo, ficam acumulados em seus filtros ácaros, bactérias, fungos e outras partículas de sujeira. Esses seres acabam se juntando, criando colônias e se reproduzindo. É essa superpopulação que acaba causando o cheiro que denuncia a hora da limpeza.

Outra razão que indica a hora da limpeza do ar é quando ele começa a não funcionar bem. Isso é um sinal de que há algo entupindo as saídas de ar, talvez sujeira, como grandes depósitos de poeira acumulados por exemplo.

Agora, se quando você liga o ar-condicionado do seu carro tem uma crise de tosse ou acessos de espirros, isso significa que você corre grande perigo de ficar muito doente por causa dos vírus e bactérias acumulados nele.

Cuidar do ar-condicionado do seu carro não é tão complicado quanto parece. Requer apenas um pouco de disciplina e limpezas recorrentes.