Investimento e Atividade industrial em maio

49

Investimento e Atividade industrial em maioInvestimento e Atividade industrial

Investimento

A expectativa para 2019 é de aumento no investimento das empresas industriais. Quatro
em cada cinco empresas (80%) planejam investir – percentual praticamente idêntico ao do ano passado, mas superior à intenção de investir entre 2015 e 2017. Os principais objetivos do investimento previsto para 2019 são a melhoria do processo produtivo (36%) e o aumento da capacidade da linha atual (22%).

Investimento segue em patamar reduzido

Em 2018, três quartos da indústria acabaram investindo, menos do que as 81% das empresas que afirmaram pretender investir no ano anterior. Das que investiram, pouco mais da metade não conseguiu realizar seu investimento como planejado. Quatro em cada cinco empresas (80%) planejam investir em 2019.

2018-2019

 

Atividade industrial

Os dados da Sondagem Industrial de maio mostram aumento da atividade industrial, após um abril de desempenho mais fraco.

Chama a atenção a utilização da capacidade instalada (UCI). O percentual de uso da capacidade ficou em 67%, ainda baixo na comparação com anos de maior atividade industrial. Contudo, o índice de UCI efetiva em relação ao usual supera o registrado nos meses de maio de 2014 a 2018. Ou seja, como está abaixo de 50 pontos, o índice mostra que a UCI ainda é considerada inferior ao usual para o mês, mas o índice também mostra que a distância para o usual já foi maior.

A maior atividade no mês fez com que o otimismo dos empresários, que vinha em tendência de queda, se estabilizasse no mês. A intenção de investimento ainda mostra recuo, mas variou menos que nos últimos meses.

Por outro lado, a indústria segue apontando estoques em excesso. O índice de estoque efetivo em relação ao usual vem crescendo, ainda que bem lentamente, desde fevereiro.
Na comparação anual, isto é, com maio do ano passado, todos os índices, sobretudo os ligados à atividade industrial, são mais positivos. Isso porque os resultados de maio de 2018 foram fortemente afetados pela paralisação dos caminhoneiros.

Aumento da atividade industrial em maio

A produção da indústria brasileira aumentou em maio. Além disso, o nível de utilização da capacidade instalada cresceu 1 ponto percentual em relação a abril e ficou em 67%, percentual maior que o registrado no mesmo mês dos quatro anos anteriores. No entanto, a indústria continua acumulando estoques.

Maio/2019