Ducati confirma nova Streetfighter V4

192
Ducati Streetfighter V4
Ducati Streetfighter V4

Ducati Streetfighter V4

É oficial! A nova Ducati Streetfighter V4 que será usada pelo piloto Carlin Dunne durante o Pikes Peak chegará às lojas em março de 2020.

O modelo está sendo apresentado como um protótipo que o famoso recordista de Pikes Peak pilotará durante a competição, porém, sua versão final já recebeu sinal positivo da fabricante para entrar em linha de produção.

A novidade será exposta no Salão de Milão desse ano, passará por alguns ajustes finais e estará pronta para a produção em larga escala até o final do primeiro trimestre de 2020. Então é muito provável que veremos uma moto praticamente idêntica a utilizada na competição.

Streetfighter-V4-01

Nova Ducati Streetfighter V4 2020

Prepare-se para ver a nova Ducati Streetfighter V4 2020 chegar nas lojas quase igual ao modelo que Carlin Dunne estreará no final desse mês durante o Pikes Peak. Apenas farol, piscas, retrovisores e suporte de placa devem ser adicionados.

Além, é claro, de um esquema de cores e grafismos que seja mais comum para um modelo vendido ao usuário final. Porém, não seria nada mal ter uma versão comemorativa com os mesmos grafismos desse modelo, caso Dunne vença.

Essa rapidez com que o novo protótipo de Streetfighter está se transformando em uma versão de produção final tem uma explicação: ela é a versão sem carenagens da atual Panigale V4. Isso facilitou o processo de “criação” da novidade.

Streetfighter-V4-05

Ducati Streetfighter V4 traz motor de 1.103 cc

O coração da nova Streetfighter V4 bate com o mesmo Desmosedici Stradale de 1.103 cc da Panigala V4, que por sua vez já compartilha boa parte do seu visual com o modelo utilizado pela marca no MotoGP.

Na versão carenada esse motor entrega 214 cavalos de potência máxima e mais de 12 quilos de torque. É certo que para a versão nua a Ducati não deverá mexer nesses números, mantendo sua streetfighter à altura da principal concorrente, a MV Agusta Brutale 1000 (208 cv).

Será a capacidade de uma superesportiva com menos peso que uma superesportiva. O resultado? Muita velocidade e adrenalina durante a pilotagem.

Streetfighter-V4-04

Nas características técnicas praticamente tudo também é herdado da Panigale V4. O chassi curto, por exemplo, que utiliza o motor como parte da estrutura para dar suporte ao pivô do braço oscilante é o mesmo.

Assim como o próprio braço oscilante, que vem da versão carenada, as suspensões Öhlins com garfo NIX 30 e amortecedor TTX36, as rodas e até os freios, assinados pela Brembo.

Porém, esses itens devem vir equipados na suposta Streetfighter V4 “S”, que traz peças exclusivas. Na versão de entrada é provável que ela venha com suspensão Showa no lugar do kit Öhlins que é ajustável eletronicamente.

Streetfighter-V4-02

O que muda da Streetfighter V4 para a Panigale V4?

Tendo ainda o tanque de combustível e o assento vindos da Paginale V4, as principais mudanças entre as duas estão no novo guidão, apoio de pés e, claro, nas pequenas carenagens de estilo naked.

Aliás, o novo farol equipado na Streetfighter V4 que será usada no Pikes Peak ficou extremamente agressivo. É fácil ver a clara referência ao conjunto de duplo faróis da versão carenada.

A pintura especial “pixelizada”, assim como todo o visual desenvolvido pela equipe do Centro Stile Ducati, dá o toque extra ao modelo que correrá na apelidada “Race to the Clouds”.

Streetfighter-V4-03

Ducati Streetfighter V4 data de lançamento

Em comunicado oficial divulgado para a imprensa o CEO da Ducati, Claudio Dmenicali, declarou que “A Streetfighter V4 será uma das estrelas do Ducati World Premiere 2020”.

Para lembrar, o evento Ducati World Premiere acontece tradicionalmente todos os anos no mês de novembro, revelando lançamentos e novidades para o futuro da marca. No caso, o Ducati Wolrd Premiere 2019 aconteceu em novembro de 2018.

Por enquanto não há previsão alguma de quando a nova Ducati Streetfighter V4 será lançada no Brasil, mas acreditamos que essa novidade agitará o mercado.

Streetfighter-V4-01c