Caminhões autônomos desenvolvidos entre Volvo e NVIDIA

45

Caminhões e ônibus comerciais autônomosCaminhões e ônibus comerciais autônomos

A Volvo, fabricante sueca, anunciou uma parceria com a fabricante de chips Nvidia para o desenvolvimento de caminhões e ônibus comerciais autônomos. O trabalho em conjunto visa criar um sistema projetado para lidar com uma condução totalmente livre nas rodovias e vias públicas.

Através do uso da plataforma de inteligência artificial (IA) Drive, da Nvidia, as empresas pretendem concluir rapidamente os testes de processamento de dados de sensores, sistemas de percepção, localização e mapeamento.

“As últimas descobertas em IA e robótica trazem um novo nível de inteligência e automação para os desafios de transporte que enfrentamos”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

De acordo com o presidente da Volvo, Martin Lundtedt, ao automatizar, está sendo criado benefícios reais para os consumidores e para sociedade em termos de segurança, eficiência e, consequentemente, produtividade.

A parceria com a Nvidia busca desenvolver um sistema mais flexível, o Sistema de Direção Autônoma, que pretende chegar a 100% de autonomia para qualquer vida. Atualmente, a Volvo já possui um sistema de direção autônoma, em parceria com a companhia de logística DFDS, mas que funciona apenas em rotas pé definidas com velocidade máxima de 40km/h.

“Nós continuaremos inserindo gradualmente tecnologias que nos permitam chegar ao total de automação, desde um suporte ao motorista até máquinas totalmente autônomas. Essa parceria com a Nvidia é um importantíssimo próximo passo para essa jornada ao futuro”, conclui o executivo da Volvo.