RAV4 híbrido, o novo lançamento da Toyota

Novo modelo está em sua quinta geração, produzida sobre a arquitetura global TNGA

72
RAV4 híbrido
Sistema híbrido do novo SUV produz 222 cv com um motor a gasolina e três elétricos

RAV4 híbrido

Toyota começa a vender na metade de junho a quinta geração do utilitário esportivo RAV4. O carro é produzido no Japão e traz como principal novidade a motorização híbrida. Vem em duas versões, S Hybrid, de R$ 165.990, e SX Hybrid, de R$ 179.990.

O novo RAV4 foi projetado sobre a nova arquitetura global TNGA, a mesma do Prius, do futuro Corolla brasileiro e de outros modelos fabricados pela companhia. Ele utiliza um novo sistema híbrido autorrecarregável que fornece 222 cavalos. É formado por um motor 2.5 a gasolina e três elétricos.

Transmissão é automática

RAV4 tem sete airbags, sistema Isofix e outros itens de segurança que lhe renderam nota máxima (5 estrelas) no Latin NCap

A transmissão é automática e controlada eletronicamente. A tração é 4×4. De acordo com a Toyota, o novo utilitário esportivo faz 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Esta é a primeira geração do Toyota a ter motorização híbrida. Ela também é fabricada com propulsão somente a gasolina, mas a empresa decidiu não trazer essa opção ao Brasil.

O RAV4 se destaca também em segurança e recebeu nota máxima (5 estrelas) pelo Latin NCap. As duas versões recebem sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema Isofix para prender cadeirinhas infantis e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Versão topo de linha SX

A versão topo de linha SX traz o pacote Toyota Safety Sense (TSS), que inclui sistema de alerta de mudança de faixa, controlador automático de velocidade adaptativo (ACC), sistema de pré-colisão frontal, comutador automático de faróis (alto-baixo) e frenagem autônoma de emergência.

Conforto e conectividade

Tanto a versão S como a SX recebem tela colorida de sete polegadas sensível ao toque no centro do painel. O volante é revestido de couro e tem comandos de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid; a SX Hybrid conta com botões de áudio, telefone e alerta de mudança de faixa, mais os controles do ACC. O ar-condicionado tem comandos digitais e duas zonas distintas de temperatura.

Todos os RAV4 trazem chave presencial para abertura das portas, porta-malas e acionamento do motor. Na versão SX há também abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).

A central multimídia

A central multimídia tem funções como espelhamento (mirror link) da tela do smartphone, DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, conexão Bluetooth e seis alto-falantes. Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que contribuem para maior segurança. O console central recebe um sistema de carregamento sem fio para celulares.