ANP apresenta pontos importantes para os lubrificantes

126

Encontro com o Mercado 2109Encontro com o Mercado 2019

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP apresentará no 9º Encontro com o Mercado 2019 – América do Sul, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de junho próximo, algumas ações regulatórias de grande impacto na indústria de lubrificantes. A palestra trará informações relevantes sobre a revisão da Resolução 22 que trata de registro de produto e níveis mínimos de desempenho.

De acordo com o Coordenador da Coordenação de Petróleo, Lubrificantes e Produtos Especiais do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP, Felipe Feitosa, a palestra trará alguns dos avanços recentes quanto à regulação da qualidade de óleos lubrificantes no Brasil. “Serão apresentadas informações sobre o Programa de Monitoramento dos Lubrificantes, Programa de Comparação Interlaboratorial , o registro de produtos, além da revisão da Resolução ANP nº 22/2014”, confirma Feitosa.

A Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos – SBQ da ANP vem, por meio do CPT, realizando um amplo diálogo com os agentes do mercado de lubrificantes, para uma reformulação das regras vigentes, principalmente no tocante às exigências para registro de produtos.

Ainda existem pontos que não se tornaram consenso entre legislador e mercado, pois a necessidade de desburocratização dos processos e a maturidade do mercado em absorver a liberdade com responsabilidades ainda trazem questionamentos. Entretanto, o processo é dinâmico e o diálogo é aberto.

O mercado aguarda com muito interesse a palestra de Felipe Feitosa, no 9º Encontro com o Mercado, e os interessados que ainda não se inscreveram devem se apressar, pois o prazo é curto e a procura já está bastante alta.

As inscrições podem ser feitas no site do evento em http://portallubes.com.br/encontro-home-pt/ e informações adicionais podem ser obtidas diretamente na Editora Onze, pelo telefone 21-2224-0625