melhores fornecedores de Brasil e Argentina da Toyota

Pela 1ª vez, cerimônia reúne as duas operações; 52 empresas foram reconhecidas pelo empenho de 2018

53
Toyota premia os melhores fornecedores de Brasil e Argentina
A partir da esq.: Masahiro Inoue, Steve St. Angelo, Lázaro Figueiredo (presidente da Yazaki), Rafael Chang e Daniel Herrero

Melhores fornecedores

Toyota realizou o 1º Toyota Latin America and Caribbean (TLAC) Suppliers Conference, premiação dos melhores fornecedores da empresa no Brasil e na Argentina que pela primeira vez adota este nome como parte do processo de regionalização que a empresa realiza em toda a América Latina. A fabricante já realizava o reconhecimento há 17 anos no Brasil, que eventualmente também premiou fornecedores argentinos. Desta vez, duas empresas, uma de capa país, foram escolhidas como as melhores do ano que registraram os melhores desempenhos em qualidade, logística e custos: no Brasil a indicada foi a Yazaki e do lado argentino a vencedora foi a Toyota Boshoku.

Brasileiros e argentinos

Para celebrar a junção, o evento foi realizado em Buenos Aires, capital argentina, onde foram reveladas as empresas que atingiram metas e superaram expectativas da montadora com relação aos serviços e produtos entregues em 2018. No total, 52 fornecedores, entre brasileiros e argentinos, receberam uma placa atestando seu grau de excelência máxima em cinco categorias: Qualidade, Logística, Custo, Segurança e Meio Ambiente (veja lista abaixo).

A cerimônia também foi a última de Steve St. Angelo como CEO da Toyota América Latina e Caribe e chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela. O evento contou com a presença de seu sucessor, Masahiro Inoue, que assumiu o cargo de CEO da região no último dia 1º.

Toyota

Também estiveram presentes na cerimônia Tatsushi Murao, gerente geral de compras da Toyota Motor Corporation, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina, e Celso Simomura, regional officer de compras e R&D da Toyota América Latina e Caribe, entre outros executivos da fabricante.

“A Toyota é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços e isso só é conseguido pelo trabalho conjunto que realizamos junto à nossa cadeia de valor. Aceitamos o desafio de trabalhar de forma regional, padronizando processos e nos focando nas melhores práticas, com o intuito de crescer de forma sustentável e aumentar a competitividade, fico satisfeito de ver que nossos fornecedores aceitaram esse desafio conosco”, destacou Simomura.

Confira abaixo a lista de todos os fornecedores premiados nas cinco categorias, no Brasil e na Argentina:

Qualidade

Para serem nomeadas com excelência no quesito qualidade, as empresas tinham que cumprir a meta de zero defeitos, as peças entregues não poderiam conter qualquer defeito. Neste critério, o fornecedor também não podia apresentar reclamações graves sobre seus desempenhos durante todo o ano de 2018.

Brasil: Adient, Aisin, BASF, Casco, Cobra, Denso, Federal Mogul, GKN, Panasonic, Regali Fundição, Resil, SNR, Stanley e TPR

Argentina: CGR, Dietech, Inergy, Pirelli, PPG, Stilo, Sumitomo e Ventalum

Logística

O grau de excelência na categoria logística foi concedido aos fornecedores que dispunham, há um ano, do certificado neste requisito, além de cumprir o prazo estipulado na entrega de todas as peças, sem constar quaisquer divergências entre dias e horários.

Brasil: BASF, Bosal, Denso, Dunlop, GDBR, G-KTB, Maxion Wheels, P. Omnium, Regali, Sanko, SNR, TPR e ZF.

Argentina: Allevard, Brembo, Bridgestone, Dietech, Ferrosider, Fric Rot, Iatec, Intexar, JTEKT, Plimer, Siderar, TTA, Ventalum, Yazaki Argentina e Yazaki Uruguai.

Redução de custos

Os fornecedores avaliados com nível de excelência na categoria excederam as expectativas da Toyota a partir de ideias já implementadas para redução de custos.

Brasil: Advics, Aptiv, Denso, GDBR e U-Shin.

Argentina: Allevard, Fric Rot, Iatec, Spicer e Stilo.