Qualidade de biodiesel – Workshop que a ANP realizou

44
Qualidade do biodiesel
Diretor Aurélio Amaral durante o Workshop Qualidade de Biodiesel e suas Misturas. / Crédito: Divulgação ANP/Jalles Barros

Qualidade de biodiesel

A ANP realizou no dia (8/4) o Workshop “Qualidade de Biodiesel e suas Misturas”, em Brasília. O evento, que debateu os principais aspectos sobre a qualidade do biodiesel B-100 e do óleo diesel B, teve participação de produtores de biodiesel, produtores de aditivos antioxidantes, representantes de distribuidores e revendedores, universidades, Petrobras e Ministério de Minas e Energia (MME).

Na abertura, o diretor da ANP Aurélio Amaral destacou a importância de assegurar a qualidade da mistura óleo diesel/biodiesel em função do cronograma de aumento do percentual de biodiesel.

Parâmetros críticos do óleo diesel BX

Ele reiterou ainda o esforço da ANP em concluir os estudos de parâmetros críticos do óleo diesel BX, com a recente inclusão do B15 em seu escopo. “Em função dos resultados, a ANP revisará as especificações, aí incluo o valor limite para estabilidade à oxidação. Todas essas questões não devem ser tratadas de maneira isolada, requerendo participação de todos os envolvidos, de produtores a usuários finais dos combustíveis”.

Ao final do workshop, os participantes fizeram uma visita ao Centro de Pesquisas e Análises Técnicas (CPT) da ANP.