Em decisão estratégica, Honda aposenta CBR 500R

610
CBR 500R
2019 Honda CBR500R

CBR 500R

Honda decidiu retirar de circulação no mercado brasileiro a CBR 500R, versão com apelo mais esportivo da família 500 da marca, formada também pela crossover CB 500X e a naked CB 500F. O trio foi lançado de uma só vez ainda em 2013.

 

Honda, cor, laranja, família 500, CB 500F, CBR 500R, CB 500X, naked, esportiva, crossover, novas cores, motociclismo, moto, Motociclismo Online, Revista Motociclismo

Vale lembrar que em agosto do ano passado, quando a marca apresentou a linha 2019 da linha CB, a versão esportiva foi a única entre as três da família a não contar com a opção de cor laranja, principal novidade à época. A única cor disponível para o modelo era a vermelha.

Vendida até então por R$ 24.900, a bicilíndrica teve um desempenho discreto nas vendas em 2018. Foram vendidas durante todo o ano 654 unidades, desempenho inferior, inclusive, da CBR 650, que emplacou 841 no ano passado. Em comparação com os outros dois modelos da família, a esportiva também ficou com o desempemho bem atrás. A naked emplacou 2720 motocicletas, e a crossover, a mais bem-sucedida das três, vendeu 3284, ou seja, quase o triplo da esportiva.

As três motocicletas compartilham o mesmo propulsor bicilíndrico paralelo de 471 cm³ (DOHC) de arrefecimento líquido, que gera 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e 4,45 kgm.f de torque a 7.000 rpm. Feitas sobre a mesma plataforma, as motos dividem também o chassi tipo diamante, construído com tubos de aço de 35 mm de diâmetro e utiliza o motor como elemento estrutural.