A3 Sedan e Série 3 colam no Classe C em fevereiro

BMW Série 5 reassume ponta entre os mais sofisticados

46

Mercedes Classe C

As vendas de sedãs médios premium encerraram fevereiro com alta de 10% em relação ao mesmo período de 2018. Mas o grande destaque do mês mais curto do ano foi a disputa acirradíssima pela liderança. O Mercedes Classe C (252), mesmo com retração de 2%, chegou a 14 meses consecutivos no topo das preferências.

A vantagem, no entanto, foi muito apertada. Em seu sexto mês seguido no pódio e com avanço de quase 90% nos últimos 12 meses, o Audi A3 Sedan ficou apenas 20 unidades atrás (232). Em momento de troca de gerações, o BMW Série 3 veio na cola, com 224 emplacamentos.
Mercedes C200 abre

Sexto em janeiro, o Mercedes CLA (52) subiu duas posições, mas com retração superior a 40% sobre o ano passado. Ambos com quedas acima dos 34%, A4 (38) e A5 (27) foram os outros representantes da Audi no segmento. A lanterna coube ao Jaguar XE, com apenas 16 unidades.

Sedãs Médios Premium

POS. MODELO FEV/19 JAN/19 FEV/18 % FEV 19 % JAN 19 VARIAÇÃO FEV/JAN VARIAÇÃO 2019/2018
MERCEDES-BENZ CLASSE C 252 313 257 29,96% 31,43% -19,49% -1,95%
AUDI A3 SEDAN 232 281 124 27,59% 28,21% -17,44% 87,10%
BMW SÉRIE 3 224 258 165 26,63% 25,90% -13,18% 35,76%
MERCEDES-BENZ CLA 52 17 93 6,18% 1,71% 205,88% -44,09%
AUDI A4 38 90 58 4,52% 9,04% -57,78% -34,48%
AUDI A5 27 26 42 3,21% 2,61% 3,85% -35,71%
JAGUAR XE 16 11 25 1,90% 1,10% 45,45% -36,00%
    841 996 764 100,00% 100,00% -15,56% 10,08%

 

Na faixa de cima, o Panamera, que vinha sendo o destaque dos últimos meses, perdeu força: com apenas 5 unidades, seu resultado mais fraco desde agosto (3) o Porsche perdeu metade dos compradores do ano passado e caiu para o terceiro lugar, empatado com o sueco Volvo S90 (5)

 

Porsche Panamera 4 e-Hybrid

BMW Série 5

Já o BMW Série 5, que em janeiro havia tido o seu desempenho menos expressivo desde março de 2017 (6), cresceu quase 37% e emplacou mais do que o dobro do vice-líder Mercedes Classe E (12), que perdeu 2/3 dos compradores do ano passado.

Fechando as cinco primeiras colocações, o Mercedes Classe S recuou 25% e repetiu as mesmas 3 unidades de janeiro. Empatados com uma unidade cada, Audi A6, BMW Série 7, Jaguar XF e Lexus ES ficaram atrás do Jaguar XJ (2), top de linha da marca britânica.

Sedãs Grandes Premium

POS. MODELO FEV/19 JAN/19 FEV/18 % FEV 19 % JAN 19 VARIAÇÃO FEV/JAN VARIAÇÃO 2019/2018
BMW SÉRIE 5 26 6 19 45,61% 12,24% 333,33% 36,84%
MERCEDES-BENZ CLASSE E 12 15 36 21,05% 30,61% -20,00% -66,67%
PORSCHE PANAMERA 5 20 10 8,77% 40,82% -75,00% -50,00%
VOLVO S90 5 1 0 8,77% 2,04% 400,00% NOVO
MERCEDES-BENZ CLASSE S 3 3 4 5,26% 6,12% 0,00% -25,00%
JAGUAR XJ 2 0 2 3,51% 0,00% 0,00%
AUDI A6 1 3 1 1,75% 6,12% -66,67% 0,00%
BMW SÉRIE 7 1 0 2 1,75% 0,00% -50,00%
JAGUAR XF 1 0 1 1,75% 0,00% 0,00%
10º LEXUS ES 1 1 6 1,75% 2,04% 0,00% -83,33%
    57 49 81 100,00% 100,00% 16,33% -29,63%

Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.

Fonte: Fenabrave