Aprilia RSV4 já está em pré venda nos EUA

454

aprilia rsv4Aprilia RSV4

No meio do ano passado, começaram os rumores sobre uma nova Aprilia RSV4 com motor mais potente. Sete meses depois, a superesportiva não só foi lançada, como já está em pré-venda em outros mercados fora da Itália, como o norte-americano. Lá, as reservas para a moto, que parte de 24.499 dólares (mais de R$ 90 mil) podem ser feitas via internet, mediante a um depósito de 2.000 dólares (quase R$ 7.500).

Salão de Milão

Mostrada no último EICMA, o Salão de Milão, na Itália, a moto recebeu poucas atualizações estéticas, sendo a mais marcante as asas aerodinâmicas laterais, que já haviam aparecido na versão RF e são herança da RS-GP, que compete na MotoGP. Características marcantes, como o farol triplo na frente, foram preservadas.

Uma das atualizações da Aprilia RSV4 é o novo motor de 1.100 cm³

 

Dentro da carenagem, entretanto, muita coisa mudou. Começando pelo motor, que conserva a arquitetura dos quatro cilindros em V, mas passou de 999,6 cm³ para 1.078 cm³. A capacidade cúbica a mais também rendeu alguns cavalos extras. A moto agora tem 217 cv  a 13.200 rpm, o que faz dela a RSV4 mais potente já feita, enquanto o torque é de 12,4 kgf.m nos 11.000 giros.

No chassi, além de poder escolher a posição do motor no quadro para decidir onde o peso fica melhor para otimizar a pilotagem, bem como o pivot da balança traseira e a altura da rabeta para deixa-la o mais ergonômica possível, como em uma genuína moto de competição.

 

A Aprilia RSV4 volta a ser referência entre as superbikes

Somados a isso, temos suspensões Öhlins totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira, além das novas pinças Brembo Stylema mordendo os discos das duas rodas, que completam o conjunto ciclístico. O escape Akrapovic em titânio é item de série, bem como peças em carbono para manter a moto em 199 kg de peso em ordem de marcha.

Eletrônica de ponta

Como não poderia deixar de ser, a nova RSV4 1100 vem com toda a sorte de controle etrônico, que vai desde o básico controle de tração – com oito níveis de intervenção – até um piloto automático para limitar a velocidade máxima. Freios ABS com atuação em curvas, controle de wheelie, controle de largada e o câmbio assistido quickshift, para subir e descer marchas sem apertar a embreagem também está presente.

O painel TFT da nova Aprilia RSV4 se comunica com o celular por Bluetooth

Três modos de pilotagem (Sport, Track e Race) com entrega diferente de potência e a interface MIA, que se comunica com o smartphone via Bluetooth para transmitir dados, completam o pacote. Tudo mostrado no painel TFT, que ainda permite, pela primeira vez, realizar e receber chamadas telefônicas no celular por comando de voz. Uma evolução e tanto para a superbike de Noale.

Fotos: Aprilia

A Aprilia RSV4 agora tem asas aerodinâmicas herdadas da MotoGP