Acordo de fusão entre Quaker e Houghton está progredindo

84

A Quaker Chemical e a Houghton International afirmaram na semana passada que esperam que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos aprove sua proposta de fusão e que o acordo seja fechado dentro dos próximos meses.

Quaker e Houghton são dois gigantes dos fluidos de usinagem

A Quaker Chemical anunciou, em abril de 2017, um acordo para adquirir a Houghton International, que combina dois dos maiores fornecedores mundiais de fluidos de usinagem. A Houghton pertence ao conglomerado indiano Hinduja Group, através do seu negócio de lubrificantes Gulf Oil.

O acordo prevê que a Hinduja assuma uma participação de quase 25 por cento na companhia combinada e tenha três assentos no conselho de administração. A transação exige a aprovação dos acionistas da Quaker, bem como a aprovação de órgãos governamentais em várias regiões.

Em julho passado, a Quaker anunciou que estava em discussão com a Comissão Europeia e a FTC sobre sua combinação com a Houghton. Com base nessas discussões, a Quaker esperava que a solução envolvesse um desinvestimento de linhas de produtos que, no total, representam aproximadamente 3% ou menos das receitas da empresa combinada.

A Quaker, de Conshohocken, na Pensilvânia, disse que permanece em discussões produtivas com a FTC, mas que o processo está demorando mais do que o previsto. “Devido ao lapso de tempo desde o depósito inicial da Quaker, a FTC solicitou informações atualizadas como parte de seu processo de aprovação”, afirmou a Quaker no comunicado de imprensa.

Paralisação do governo atrasa processo

“Além disso, a paralisação do governo nos EUA aumenta a incerteza do cronograma para receber a aprovação final. A solução proposta está sendo discutida com a FTC e continua consistente com a orientação anterior da Quaker de que o total de linhas de produtos alienadas será de aproximadamente 3% da receita das empresas. ”

Em 11 de dezembro, a Comissão Europeia aprovou condicionalmente a fusão, incluindo a alienação proposta pela Quaker e pela Houghton. A Quaker espera aprovação final da comissão, assim que o acordo de compra final estiver em vigor e acertado entre a Quaker, a Houghton e o comprador das linhas de produtos alienadas.

As vendas da Quaker Chemical são dominadas por fluidos de usinagem utilizados na produção de metais primários, e a Houghton fornece principalmente fluidos de remoção de metal usados ​​em processos como perfuração, moagem e corte. A companhia combinada deve obter 55% de sua receita com vendas de fluidos de remoção de metal, 38% de produtos usados ​​na produção de metais primários e 7% de outros produtos.