Suzuki Hayabusa sai de linha em 2018 na europa

135

Suzuki Hayabusa

Suzuki Hayabusa

Atrasada há mais de dois anos para atender as normas de emissões de poluentes, Suzuki Hayabusa sairá de linha no final de 2018 na Europa.

O que parece uma triste notícia pode se revelar uma ótima novidade, pois no início de 2018 rumores de sites japoneses especializados revelaram o projeto de uma nova Hayabusa para 2019, justamente ano em que a icônica moto comemoraria seus 20 anos de mercado.

Ao que tudo indica, somente a Hayabusa que conhecemos deverá deixar o mercado para que outra versão, com motor de capacidade maior e atualizada, chegará para manter seu legado.

Suzuki Hayabusa sai de linha

Apresentada ao mundo pela primeira vez em 1999, a Suzuki Hayabusa é considerada uma motocicleta Hyper Sport que possui motor de 1.340 cc com 4 cilindros em linha que sempre foi testada e posicionada como a moto em produção mais rápida do mundo até meados de 2001, quando fabricantes entraram em um acordo para limitar sua velocidade eletronicamente.

Seu nome, em tradução da língua japonesa, significa Falcão-peregrino, um pássaro que é capaz de voar a velocidades maiores do que 320 km/h.

O fato curioso aqui é que esse falcão é o predador natural de, nada mais nada menos, que o Blackbird, nome atribuído a algumas espécies de pássaros mas que é uma clara referência a Honda CBR 1100XX Super Blackbird, a moto mais rápida do mundo até a chegada da Hayabusa.

Suzuki Hayabusa sai de linha

A Suzuki Hayabusa atual, que vai deixar o mercado europeu ao final desse ano, não obedece as regras de emissões de poluentes Euro 4. A verdade é que a Hyper Bike já não atendia a norma desde 2016, porém, a Suzuki recebeu um prazo de 2 anos para atualizar a moto. O que não ocorreu.

Ao que se entende, por agora, a situação afetará apenas a Europa. Não há informações se, e quando, a Hayabusa atual sairá de mercados como o Brasil, Índia ou outras regiões onde ainda é vendida.

Mas o que pode ocorrer na Europa e uma parte da Ásia é a chegada de uma nova versão da Hayabusa, que se encaixa perfeitamente com a comemoração do 20º aniversário da lendária moto.

Suzuki Hayabusa 2019 2020

Nova Suzuki Hayabusa

As imagens da possível nova Hayabusa foram geradas pela revista japonesa Auto-By, muito reconhecida pelos sucessivos acertos de suas previsões. Elas trazem o estilo do novo conceito GSX exibindo exatamente como será a próxima geração da Hayabusa.

O principal destaque dessa nova versão, que já é um fato confirmado para imprensa internacional, está atrelado a um novo motor de quatro cilindros. É esperado que a Hayabusa passe das suas conhecidas 1.340 cilindradas para um propulsor de 1.440 cc, alterando assim seu nome para GSX-1400R.

Outras atualizações estão em um novo quadro, suspensões semiativas e até diversas tecnologias embarcadas para que a Hayabusa chegue forte e moderna para sua terceira geração.

Suzuki Hayabusa 2019 2020

Com certeza o design também passará por mudanças. Porém, não está claro se ela continuará com todo o seu visual robusto de sempre ou se a Suzuki irá apresentar um estilo levemente mais estreito e agressivo.

Outra situação que parece confirmar o surgimento de uma boa repaginação em volta do nome Hayabusa está na alteração do registro de patente que remete ao falcão japonês na Europa, que aconteceu no início de 2018.

Antes a patente era relacionada principalmente a veículos a motor e agora foi alterada para abranger desde equipamentos para motociclistas em geral até itens como roupas, acessórios e relógios.

Suzuki Hayabusa 2019 2020Suzuki Hayabusa 2019 2020