Petronas inaugura Centro de Excelência em lubrificantes

Centro de Excelência em lubrificantes é destaque mundial

109

Petronas – Inovação e Tecnologia 

Com um investimento de US$ 8 milhões em uma área de 2.400 m2 e ampla capacitação técnica de seus colaboradores, a Petronas construiu, em suas instalações de Contagem (MG), no Brasil, o mais moderno Centro de Tecnologia em lubrificantes da América Latina, como parte integrante de uma rede de unidades integradas dentro do grupo Petronas PLI. A unidade de Contagem foi inaugurada e apresentada ao público no dia 12 de setembro deste ano, e é interligada aos demais polos de tecnologia da empresa, na Itália, Estados Unidos, China e África do Sul.

Preocupação com a redução de emissões

A preocupação com a redução de emissões de CO2 fez com que a empresa direcionasse para essa finalidade 75% de seus projetos futuros em Pesquisa e Desenvolvimento, dando ênfase à tecnologia e engenharia de produtos lubrificantes especializados.

Segundo o diretor de Tecnologia, responsável global pelo desenvolvimento de lubrificantes industriais, Marcelo Capanema, um ponto importante em todo esse processo de investimento é que tudo isso ocorreu em um período de grande queda do mercado brasileiro de lubrificantes. “Nesse período, a empresa buscou a inovação e tecnologia, com planos de longo prazo para o Brasil e América Latina. Contratamos pessoal especializado e investimos em capacitação técnica e retenção de talentos para um melhor suporte técnico aos clientes”, comentou Capanema.

Norma ISO 17025

A Coordenadora de Controle de Qualidade para a América Latina, Sabrina Fernanda T. Alves, explica que foi muito importante para a empresa a obtenção da acreditação na norma ISO 17025, uma norma internacional para laboratórios de testes em geral. Referência mundial, a norma ISO/IEC 17025 possibilita que os laboratórios produzam resultados altamente confiáveis e, dessa forma, demonstrem que são tecnicamente competentes. O órgão que realiza a certificação e a acreditação na norma é o INMETRO que, por intermédio de sua Divisão de Acreditação de Laboratórios de Calibração, atua em conformidade com procedimentos internacionais constantes da ISO/IEC Guide 25. De acordo com o órgão, e com o objetivo de disponibilizar ao país uma infraestrutura de serviços básicos para a competitividade, em atendimento à demanda, foi estimulada a criação da Rede Brasileira de Calibração – RBC. Constituída por laboratórios acreditados pelo Inmetro, a RBC congrega competências técnicas e capacitações vinculadas às indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados à realização de serviços de calibração. A acreditação subentende a comprovação da competência técnica, credibilidade e capacidade operacional do laboratório.

Clique no link abaixo e leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 69:



[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]