quarta-feira, novembro 21, 2018
Home Canal Lubes Salão de SP: SUV da Fiat será derivado da Toro

Salão de SP: SUV da Fiat será derivado da Toro

Marca revela mais sobre o conceito, como a frente e os faróis

94
SUV da Fiat
SUV da Fiat

SUV da Fiat

Até o momento, a Fiat é uma das marcas com menos novidades confirmadas para o Salão do Automóvel. Mas parece que uma delas irá compensar muito este déficit. A fabricante trabalha em um conceito que antecipará sua linha de SUVs para o Brasil. Enquanto o primeiro vídeo mostrou o carro apenas como um esboço, o segundo clipe da campanha já revela alguns detalhes, como as rodas do protótipo e como será sua frente, claramente inspirada na picape Toro.

 

No novo vídeo, a Fiat mostra o SUV como um modelo de argila em tamanho natural, algo comum na concepção de um veículo. O vídeo é bem rápido, então tiramos algumas imagens para ajudar a entender o veículo. Em um momento, podemos ver um dos designers trabalha na frente do modelo em clay, revelando uma pequena entrada de ar do capô e o formato dos faróis de LED, estreitos como os da Toro, só que com um degrau na parte de baixo, o que cria o efeito de ser dividido em duas peças. Na mesma cena, é possível notar uma depressão na parte de baixo, onde provavelmente devem ir os faróis convencionais, praticamente no para-choque do carro.

Conceito da Fiat - Salão de São Paulo 2018
Conceito da Fiat - Salão de São Paulo 2018

Outra imagem que chama a atenção é a que mostra a parte lateral do veículo. O modelo em argila exibe as linhas onde terá acabamento em plástico sem pintura, solução comum para dar um aspecto robusto para o veículo. Ela será contínua, passando da caixa de roda direto para a saia lateral do conceito. “Nesta fase, já temos a sensação do volume e das linhas, trazendo o que estava no desenho para o modelo físico”, explica Celso Morassi, supervisor de modelação do centro de design da Fiat-Chrysler para América Latina.

Conceito da Fiat - Salão de São Paulo 2018

O momento mais rápido do vídeo esconde outro detalhe interessante: o interior do conceito. Há um momento em que um dos artistas está trabalhando no design da cabine, com uma imagem do painel na tela de baixo. Apesar da rapidez e da distância, é possível perceber que haverá uma tela flutuante para a central multimídia, no mesmo estilo que Argo e Cronos.

Fiat: Planos 2018-2022

Este conceito deve adiantar toda a linha de SUVs da Fiat. Na apresentação dos planos para os próximos cinco anos, a fabricante adiantou que irá lançar três modelos na América Latina: um SUV compacto, um SUV médio de 7 lugares e um crossover aventureiro, todos com a marca Fiat. Os produtos são prometidos para até 2022.

Imagens: reprodução

Galeria: Conceito da Fiat – Salão de São Paulo 2018