Reformar o Posto? Aprenda como usar o BNDES

42

Reformar o postoReformar o Posto

A maioria dos empresários quase sempre querem fazer alguma melhoria no seu estabelecimento, seja a aquisição de um equipamento ou alguma melhoria na estética do prédio.

O fato é que nem sempre existe verba disponível para esse fim, e às vezes( vou repetir isso: às vezes ) a tomada de um empréstimo pode ser uma opção. Obviamente essa ação precisa passar por uma análise criteriosa das finanças da empresa, sobretudo com relação às expectativas do retorno desse investimento.

Feito essa análise, e decidido a tomada pelo empréstimo, chegou a hora de escolher de qual empresa ou instituição você irá negociar. Existem várias opções no mercado, nesse artigo especificamente iremos tratar do cartão BNDES. Para ajudá-lo apresentaremos informações sobre o financiamento do BNDES.

O que é BNDES ?

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é um instrumento do Governo Federal que investe em vários segmentos da economia brasileira, trabalhando com financiamentos a longo prazo, é considerado um dos maiores bancos de investimento do mundo. Para cumprir o seu propósito, o BNDES trabalha com empreendedores de todos os portes apoiando esses empresários na realização de planos de modernização, expansão e novos negócios, tendo em vista a geração de empregos, renda e inclusão social.

Quais as linha de crédito do BNDES  para a Reforma de Posto de Combustível

BNDES Automático – O BNDES Automático, por sua vez, oferece financiamento por meio de instituições financeiras credenciadas em valores que sejam iguais ou inferiores a R$ 20 milhões. Esse valor, devo ressaltar, é também o limite de financiamento a cada 12 meses.

BNDES Finem – Já o BNDES Finem funciona exatamente como o BNDES automático, só que com limite superior a R$ 20 milhões. Dentro de determinadas exceções, inclusive em relação à região física de investimento.

Cartão BNDES – Já o cartão BNDES é uma das linhas de créditos mais populares e mais abrangentes oferecidas pela instituição. Abaixo detalharemos mais sobre ele. Você escolhe qual banco vai emitir o seu cartão BNDES, e ele será o responsável pela análise e a aprovação do crédito. Por conta disso, é sugerido que você faça a solicitação com o banco que já trabalha, isso pode facilitar a negociação.

Recurso para o financiamento

O BNDES apenas fornece o recurso para o financiamento, ele não pode interferir na análise de crédito e na emissão do cartão, essas são responsabilidades do banco emissor, que também está a cargo de solicitar garantias, definir limites, aprovar transações, cobrar prestações entre outras atividades. Caso o banco escolhido não aprove a emissão do seu cartão BNDES, uma nova proposta poderá ser solicitada para outro banco emissor. Como cada instituição tem sua própria política de crédito, ter o pedido negado por um banco não implica em negativa de outras instituições.

Os bancos estão autorizados a cobrar TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) quando emitirem o cartão BNDES, o valor não deverá exceder o limite de 2% do crédito concedido. Nem todos os bancos realizam essa cobrança, questione seu gerente sobre essa cobrança.

Como solicitar o cartão BNDES ?  

Como qualquer empréstimo, para conseguir realizar a operação, o banco emissor irá solicitar uma série de documentos, certidões, certificados e declarações, portanto use isso como critério para iniciar o processo. Caso esta parte documental esteja ok, o start é fazer o preenchimento de alguns formulários online, o processo é bem intuitivo, abaixo iremos deixar alguns links que são relevantes:

Site do Cartão BNDES – https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/index.asp

Simulador BNDES – https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/Simulador_PopUp.asp?Acao=S1

Tutorial Completo em vídeo – http://conhecer.cartaobndes.gov.br/