GM trabalha em novo carregador para carro elétrico

48

GM trabalha em novo carregador para carro elétrico, que abastece em apenas 10 minutos. Carro elétrico é uma realidade que ainda engatinha no Brasil. Mas nos Estados Unidos, nação de carros enormes e motorzões, a ideia está se tornando mais popular. E a tendência é crescer rápido com os lançamentos das montadoras e a evolução da tecnologia. Mas lá também há percalços a contornar.

Novo carregador para carro elétrico

Um dos grandes desafios para que os elétricos se popularizem é expandir a autonomia. Hoje há modelos que rodam mais de 300 km com uma única carga de bateria. Isso já basta para boa parte dos deslocamentos cotidianos. Mas, em viagens longas, é preciso ter paciência.

GM trabalha em novo carregador para carro elétrico, que abastece em apenas 10 minutos
GM trabalha em novo carregador para carro elétrico, que abastece em apenas 10 minutos

Outra questão importante é o tempo de recarga. Em uma tomada de 220V, um Nissan Leaf exige 7 horas e meia para uma recarga total e um Chevrolet Bolt, cerca de 9 horas e 20 minutos. Em menos tempo, só se contentando com recargas parciais, por meio de carregadores rápidos.

A novidade é que a GM está desenvolvendo um sistema de carregamento rápido que pode mudar esse cenário. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, ele promete proporcionar uma autonomia de 290 km em meros 10 minutos de recarga.

Rapidez e conveniência

Isso dá uma média de 30 km a cada minuto de recarga – bem mais do que oferece a Tesla, com cerca de 9,6 km no mesmo tempo de carregamento. A Porsche está trabalhando em um método que permitirá ao elétrico Taycan ganhar 20 km de autonomia por minuto.

A tecnologia, que está sendo pesquisada em parceria com a Delta Americas, deve estar disponível em 20 modelos elétricos da GM até 2023.

Esse pode ser o empurrão que faltava para os consumidores migrarem para os elétricos sem perder o conforto e a conveniência que tinham com seus carros movidos a gasolina. (Jornal do Carro)