Centro de Excelência em lubrificantes é inaugurado pela Petronas

229

No último dia 12 de setembro, a Petronas inaugurou, em sua fábrica de Contagem – MG, o novo Centro de Pesquisa e Tecnologia da empresa na América Latina. A unidade recebeu investimento da ordem de US$ 8 milhões, e será focada no desenvolvimento de inovações em fluidos industriais, lubrificantes e graxas, servindo também como centro de especialização técnica, atendimento ao cliente, gerenciamento de produtos e controle de qualidade.

O evento foi aberto à imprensa, parceiros e clientes, e contou com a presença da alta direção da Petronas Lubrificantes Brasil e da Petronas Lubricants International (PLI), que se colocou à disposição para mais esclarecimentos sobre o empreendimento, em uma coletiva de imprensa.

Ravi Tallamraju, Head Tech. Services America – Marcelo Capanema Diretor de Tecnologia Brasil – Andrew Holmes, Head Group R&T – Giuseppe Pedretti, Global Chief Commercial Officer

Os convidados foram recebidos pelo Vice Presidente de Marketing para o Negócio de Downstream da Petronas,  Dato’ Sri Syed Tahir, o CEO da PLI , Giuseppe D’Arrigo, o Presidente Américas, Guilherme de Paula, o Diretor de Tecnologia Brasil e Gestor Global de Pesquisas e Tecnologia de Produtos Industriais, Marcelo Capanema, entre outras personalidades internacionais da empresa.

Foi organizado um tour pelo Centro de Excelência e pela fábrica, onde os convidados puderam apreciar o alto nível de automação e controle operacional.

O Centro de Pesquisa & Tecnologia está estruturado em uma área de mais de 2.400 m2 e abriga instalações de última geração, incluindo laboratório acreditado pela ISO 17025, para sua equipe de químicos, engenheiros e técnicos capacitados para executar mais de 105 testes diferentes da ASTM.

Sabrina Fernanda T. Alves – Coordenadora de Controle de Qualidade para a América Latina

De acordo com Marcelo Capanema, este é o Centro de Tecnologia em lubrificantes mais moderno da América Latinadurante, e mesmo com o recente período de crise econômica, a Petronas decidiu não somente investir neste novo Centro de Excelência, como também promover uma ampla capacitação técnica dos colaboradores, para os habilitar a aplicar o conceito de Fluid Technology Solutions.

“Como brasileiros, temos a responsabilidade de sermos o centro global de desenvolvimento dos lubrificantes industriais, o que representa um portfólio de mais de 200 diferentes, produtos criados nos últimos dois anos e meio, incluindo fluidos hidráulicos, redutores, turbinas, geração de energia, óleos motores industriais, graxas, entre outros, globalizando a oferta de produtos Petronas para diversos segmentos industriais”, afirmou Capanema.

O Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia da Petronas representa também parte da parceria com empresas líderes mundiais em engenharia automotiva e industrial. A unidade de Contagem interligada aos demais polos de tecnologia da Petronas ― Turim, Estados Unidos, China e África do Sul. “Nós estamos investindo em R&T para dar suporte necessário a um agressivo plano de crescimento global, por meio de inovação de produtos; infraestrutura moderna e as melhores práticas do mercado” concluiu Capanema.