Bielorrússia quer extrair petróleo no Brasil

0
33

Bielorrússia quer extrair petróleo no Brasil. Bielorrússia mostra interesse em participar de projetos de extração de petróleo continental no Brasil. O assunto foi discutido como embaixador da Bielorrússia no Brasil Alexander Tserkovsky se reuniu com o diretor executivo de Assuntos Corporativos da empresa brasileira de petróleo e gás Petrobras Eberaldo de Almeida Neto, disseram representantes da embaixada bielorrussa no Brasil à BelTA.

Bielorrússia quer extrair petróleo no Brasil

Os lados concordaram em organizar consultas entre especialistas, a fim de discutir caminhos de cooperação específicos. Enquanto no Rio de Janeiro, o embaixador da Bielorrússia também teve várias outras reuniões e negociações.

Bielorrússia quer extrair petróleo no Brasil

O embaixador se reuniu com representantes do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). O centro é uma das principais instituições analíticas da América Latina. Foi alcançado um acordo sobre o aumento da interação com a comunidade analítica da Bielorrússia.

Alexander Tserkovsky se reuniu com o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich. O embaixador entregou uma carta do Presidente do Presidium da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia, Vladimir Gusakov, com um convite para visitar a Bielorrússia. Um projeto de memorando de cooperação entre as duas academias foi entregue também.

Reuniões

O embaixador bielorrusso reuniu-se com o diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Rio de Janeiro, George Irmes, e membros dessa organização. As partes discutiram o mecanismo para futuras interações entre as agências de turismo da Bielorrússia e do Brasil, com o objetivo de aumentar o tráfego mútuo de turismo. Uma apresentação do potencial turístico da Bielorrússia foi organizada para os participantes do encontro.

Também foram discutidas formas de atrair turistas brasileiros para a Bielorrússia, quando o embaixador se reuniu com o Secretário Executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hotelaria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Eraldo Alves da Cruz.

A convite do cônsul honorário da Bielorrússia no Rio de Janeiro, Gilberto Ramos, o embaixador visitou o escritório do cônsul. Outros passos para estabelecer laços de amizade entre Minsk e o Rio de Janeiro foram discutidos.

Uma edição fac-símile de obras do pioneiro da tipografia bielorrussa Francysk Skaryna foi solenemente entregue na Biblioteca Nacional do Brasil no final da visita. O embaixador se reuniu com a diretora interina da Biblioteca Nacional do Brasil, Maria Eduarda Marques, para entregar propostas da Biblioteca Nacional da Bielorrússia para organizar eventos conjuntos. Também foi entregue um projeto de acordo de cooperação.