ANP capacita agentes de Procons a fiscalizarem mercado

67

ANP capacita agentes de Procons a fiscalizarem mercado de abastecimento. A ANP realizou esta semana dois treinamentos com profissionais de Procons com os quais a Agência mantém convênio.

ANP capacita agentes de Procons

Em São Paulo, o treinamento ocorreu nos dias 3, 4 e 5/9, com 35 profissionais do órgão estadual. A partir do convênio e da capacitação, os agentes do Procon-SP ficam aptos a fiscalizar o mercado de abastecimento em nome da ANP, inclusive lavrar autos de infração.

ANP capacita agentes de Procons a fiscalizarem mercado
ANP capacita agentes de Procons a fiscalizarem mercado

Essa foi a segunda turma do treinamento em São Paulo. A primeira havia sido realizada de 11 a 13 de julho, com 36 agentes do Procon. A previsão é que novas turmas sejam capacitadas em breve.

Já no Estado do Rio de Janeiro, foram capacitados profissionais do Procon municipal de Maricá.

O treinamento consiste em noções teóricas para a fiscalização de revendedores, demonstração prática dos testes de qualidade dos combustíveis e aula prática de fiscalização em campo, com foco na lavratura de termo de coleta de amostras pelos profissionais.

ANP interdita posto em SP por problemas na qualidade dos combustíveis

A ANP interditou ontem (5/9) um posto de combustíveis em São Paulo, capital, por problemas na qualidade dos combustíveis. O estabelecimento, localizado no bairro Parque Paulistano, foi flagrado comercializando gasolina com 53% de etanol anidro (o percentual definido em lei é 27%) e etanol com adição irregular de metanol, produto tóxico.

Além das irregularidades nos combustíveis, o posto também foi autuado por exibir marca comercial de distribuidora sendo cadastrado na ANP como bandeira branca. Além disso, o combustível não era adquirido da distribuidora do qual ostentava a marca.

A fiscalização ocorreu no âmbito de um treinamento realizado pela ANP junto a profissionais do Procon-SP, de 3 a 5/9, que teve como objetivo capacitá-los para fiscalizar o mercado de combustíveis em nome da Agência. O posto em questão havia sido denunciado ao Procon.

Denúncias relacionadas ao mercado de combustíveis podem ser feitas ao Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP, pelo telefone 0800 970 0267 ou pela página Fale conosco.