Tesla recebeu oferta de compra da Volkswagen

486

Tesla recebeu oferta de compra da Volkswagen. Um dos investidores interessados em fechar o capital da Tesla nos Estados Unidos, plano que Elon Musk abandonou nesta segunda-feira (27) em publicação no seu Twitter, era a montadora norte-americana Volkswagen.

Tesla recebeu oferta de compra da VW

Segundo reportagem do jornal The Wall Street Journal, as montadoras chegaram a ficar “bem próximas” de fechar negócio. As ambições da Volkswagen era de adquirir uma fatia “considerável” da Tesla, a ponto de ter controle sobre as decisões da companhia.

O acordo, entretanto, teria sido vetado por Musk, preocupado com a influência que a Volks passaria a ter sobre a Tesla. Fontes consultadas pelo WST ainda afirmaram que o executivo ficou “profundamente desconfiado” das montadoras rivais, por acreditar que elas estariam tentando “pegar carona” na tecnologia desenvolvida pela companhia.

Tesla recebeu oferta de compra da Volkswagen
Tesla recebeu oferta de compra da Volkswagen

Na época em que Musk revelou o interesse em tirar a empresa da Bolsa de Valores, analistas do mercado apontaram que seriam necessários investimentos de US$ 30 bilhões, dos quais a Volkswagen estaria disposta a entrar com uma boa parte.

Além da montadora, também entrariam com investimentos o Fundo Soberano da Arábia Saudita e o fundo de equity Silver Lake. Procurada por sites norte-americanos, a Volkswagen não se posicionou ou comentou sobre o assunto.

Investigação

Os planos do executivo de fechar o capital da Tesla já lhe trouxeram problemas: no tuíte, publicado quando o pregão ainda estava aberto, ele afirmou que estava “pensando em fechar o capital da Tesla” quando as ações batessem US$ 420.

Ele ainda afirmou que o financiamento para o fechamento de capital estava “garantido”, o que levou o SEC (Securities and Exchange Comission) dos Estados Unidos, cujo papel é semelhante ao da CVM no Brasil, a abrir uma investigação formal contra a empresa e o executivo, que pode ser acusado de manipulação de mercado e até fraude. Isso porque, pouco após a publicação, as ações da Tesla chegaram a subir 11%.

Musk acabou se explicando depois, dizendo que colocou o financiamento necessário para tirar a Tesla da Bolsa como “garantido” por conta de conversas com o Fundo Soberano da Arábia Saudita, ainda interessado em fechar o capital da empresa. (InfoMoney)