ZF irá produzir carro elétrico autônomo em 2019

76

ZF irá produzir carro elétrico autônomo em 2019. Modelo estreia em setembro, de olho nas empresas de entregas.

ZF irá produzir carro elétrico autônomo em 2019
ZF irá produzir carro elétrico autônomo em 2019

Não são só as fabricantes e empresas de tecnologias que estão investindo em carros elétricos. A ZF, fabricante de tecnologia automotiva, anuncia que irá produzir o e.Go Mover, carro autônomo e elétrico, em 2019. Desenvolvido em parceria com a e.Go Mobile AG, o modelo será apresentado no Salão de Carros Comerciais da Alemanha, em setembro.

e.Go Mover

O e.Go Mover foi apresentado pela empresa com o formato de ônibus, mas seria adaptado para que as empresas utilizem o seu espaço para carregar pacotes para entregas. A produção em série será feita na Alemanha, com volume de fabricação anual de cinco dígitos. A ZF espera que consiga produzir um milhão de unidades nos próximos cinco a sete anos.

Totalmente elétrico, o e.Go Mover utiliza uma inteligência artificial e sensores para andar de forma autônoma, comandado por um computador chamado ProAI. Ele utiliza um motor de 150 kW (o equivalente a 204 cv) e a bateria tem capacidade para 60 kWh, o suficiente para andar por até 10 horas.

e.Go Mover

“Inicialmente, esperamos que as atividades de condução automatizada sejam cada vez mais comuns nas instalações das empresas e armazéns logísticos, em portos ou em ambientes agrícolas, uma vez que, nessas condições, as operações tendem a ser mais recorrentes e os ambientes não são muito complexos”, explica Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF. Em um segundo momento, a tecnologia passaria a ser mais utilizada no transporte de cargas e de passageiros.