Motos podem ter sistema de segurança em 360 graus

0
29

Motos podem ter sistema de segurança de 360 graus. Sistema usa câmeras para avisar motociclistas sobre a iminência de acidentes.

Sistema de segurança em 360 graus

Os carros de passeio vêm ganhando uma série de assistentes eletrônicos que usam câmeras e sensores para evitar colisões, derrapagens e acidentes. Nas motocicletas, porém, recursos desse tipo ainda parecem uma realidade distante. A segurança do piloto depende principalmente de sua destreza e capacidade de reação.

Motos podem ter sistema de segurança em 360 graus
Motos podem ter sistema de segurança em 360 graus

Mas uma startup israelense promete melhorar isso. Ela criou um sistema de câmeras 360 graus que usa sinais luminosos para alertar o motociclista quando há risco de acidente iminente. Se a ideia em si não é sofisticada, implementá-la em uma motocicleta é bastante complexo. Isso porque o sistema precisa ser compacto e leve para não atrapalhar a condução.

Há mais um desafio: cobrir todos os ângulos possíveis de um veículo tão estreito quanto uma moto. O comportamento dinâmico e os tipos de ameaça que podem surgir são completamente diferentes em uma moto e em um carro. Por isso, não dá para simplesmente aproveitar um sistema que foi criado para um automóvel.

Investimento

A proposta dessa startup, a Ride Vision, atende pela sigla CAT (de Tecnologia de Aversão à Colisão, em inglês) e acaba de receber um financiamento de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12 milhões). A conferir o resultado!