GM investe em aplicativos de transporte

0
19

GM investe em aplicativos de transporte com carros autônomos elétricos. A General Motors, maior fabricante de automóveis dos EUA, está se preparando para lançar sua própria plataforma de transporte particular.

GM e aplicativos de transporte

Chamada de Cruise será um serviço de táxi-robô, operado com veículos autônomos movidos à eletricidade. O projeto está sendo montado na cidade de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos. Os veículos autônomos elétricos são do modelo Chevrolet Bolt, extremamente modificados, chamados de Cruise Av.

GM investe em aplicativos de transporte
GM investe em aplicativos de transporte

O carro autônomo não tem volantes, nem pedais, e o condutor interage com ele através de botões, de uma central multimídia e do celular. As primeiras imagens do Cruise Av foram reveladas no Detroit Auto Show, que ocorreu em Detroit (EUA) em janeiro deste ano.

Informações da agência Bloomberg dão conta de que a Cruise já teria instalado 18 carregadores rápidos num estacionamento próximo à movimentada avenida Embarcadero, popular local para os serviços de transporte particular na cidade.

Além disso, a GM testou seu próprio aplicativo, Cruise Anywhere, além de seu sistema de gerenciamento de frota.

Ainda segundo a Bloomberg, a GM se prepara, através da Cruise, para comercializar serviços de transporte autônomo para a população na cidade de São Francisco. Um porta-voz da montadora disse à agência que a GM ainda não decidiu se será proprietária da empresa ou se buscará parcerias.

A fabricante de veículos está construindo os recursos para gerenciar os carros e a interface com os consumidores. Isso significa que sua plataforma de transporte compartilhado poderia ser adaptada para interagir com parceiros, como Uber e Lyft.

Além da Cruise, a GM testa já há algum tempo novos modelos de negócios. É o caso da Maven, unidade de compartilhamento de carros, que aluga veículos Bolt para motoristas da Lyft e da Uber. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)