FCA convoca novo recall de seus veículos

66

A FCA, Fiat Chrysler Automóveis do Brasil, anunciou na sexta-feira, 13, um novo recall de veículos das marcas que representa, desta vez envolvendo os modelos Chrysler 300C, Dodge Journey, Durango e Challenger, Fiat Freemont e os Jeep Cherokee, Grand Cherokee e Compass.

FCA convoca novo recall
FCA convoca novo recall

Os proprietários estão sendo convocados a comparecer em uma concessionária para que seja providenciada, gratuitamente, a atualização do software da central de injeção eletrônica de seu veículo. No total, o recall abrange 11.737 automóveis. No final de junho a FCA já havia anunciado recall para a substituição dos relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível de 223 mil veículos Fiat.

Foi detectado, segundo comunicado da FCA, que “na hipótese de o controle de velocidade de cruzeiro (vulgo piloto automático) do veículo estar acionado, uma eventual falha da central de injeção eletrônica não permitirá a sua desabilitação, mantendo, assim, a aceleração do veículo, o que pode comprometer as condições de dirigibilidade e aumentar o risco de colisão, com consequentes danos físicos e materiais ao motorista, aos passageiros e a terceiros”.

Ainda de acordo com a fabricante, o problema só se manifesta após uma sequência improvável de eventos, mas a aceleração pode ser anulada pelo uso dos freios do veículo, ou colocando o câmbio em ponto morto (alavanca na posição N).

FCA

A FCA informa não ter conhecimento de qualquer acidente relativo a essa falha com os veículos envolvidos, mas  recomenda aos proprietários que evitem o uso do controle de velocidade de cruzeiro até a atualização do software. O proprietário deve agendar uma visita previamente em uma das concessionária das redes Dodge, Chrysler e Jeep de sua preferência. O tempo estimado de reparo é de aproximadamente 30 minutos.

Para consultar os números dos chassis envolvidos e/ou obter mais informações, a FCA oferece os sites www.dodge.com.brwww.chrysler.com.br ou www.jeep.com.br e os telefones 0800 703 7140, 0800 703 7130 e 0800 703 7150, respectivamente. (AutoIndústria)