China e Alemanha se unem para desenvolver carros autônomos

45

Montadoras chinesas e alemãs se unem para desenvolver carros autônomos. A fabricante de veículos alemã BMW informou que vai formar uma aliança com a gigante de tecnologia chinesa Baidu para desenvolver carros autônomos na China.

Carros autônomos

Com o acordo, a BMW terá um lugar no conselho da administração da plataforma de carros autônomos da Baidu, chamada de Apollo.

China e Alemanha se unem para desenvolver carros autônomos
China e Alemanha se unem para desenvolver carros autônomos

Desde o lançamento da Apollo, em julho de 2017, a Baidu já fez parcerias com mais de 100 empresas de tecnologia e de automóveis. Entre as companhias que firmaram acordo para participar no negócio da chinesa estão a Ford, a Daimler e a Intel.

A também fabricante de carros alemã Audi anunciou hoje que firmou um acordo com a chinesa Huawei para o trabalho conjunto em projetos relacionados a veículos autônomos e conectados.

Joint venture com Great Wall Motor

Além da aliança com a Baidu, a BMW informou que vai criar uma joint venture com a chinesa Great Wall Motor para fabricar carros elétricos da marca Mini na China. Segundo os termos do acordo, cada empresa terá 50% de participação na nova companhia e irá contribuir com 850 milhões de yuans (US$ 128,4 milhões) para a criação do negócio.

As colaborações são as mais recentes de uma série de acordos anunciados entre empresas alemãs e chinesas durante a visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, à Alemanha esta semana.